Telma Tulim sugere lousa interativa nas escolas municipais

Medida é usada para deixar para ampliar interesse e participação dos alunos na sala de aula

Publicado em: 05 de maio de 2010

Baseada em proposta apresentada no 54º Congresso Estadual de Municípios, a vereadora Telma Tulim (PSDB) está sugerindo ao prefeito Waldemir estudar a possibilidade de implantar na rede municipal de ensino o sistema de lousas e mesas interativas, ferramenta de ensino cuja proposta é tornar as aulas mais dinâmicas e produtivas e assim ampliar o interesse e a participação dos alunos.

A lousa interativa é composta por um quadro eletrônico branco conectado ao computador por meio de uma conexão USB e funciona com uma caneta magnética que a transforma em uma tela de total interação com o computador. Ao tocar a lousa com a caneta, é possível realizar anotações escritas ou operar qualquer software que esteja em funcionamento, além de apresentar e editar imagens.

Esta ferramenta possibilita chamar muito mais a atenção dos alunos, motivando-os para o aprendizado e tornando melhor fundamentadas as explanações no decorrer da aula. O programa utilizado na lousa interativa, conforme explica a vereadora, proporciona aos usuários um número infinito de funcionalidades e recursos que são capazes de criar aulas alegres e instigantes, mantendo os alunos focados e animados com o aprendizado.

Além disso, com a lousa interativa os alunos podem assistir a vídeos que complementam as aulas sem ter que se deslocar para outro ambiente e com isso perder um tempo valioso da aula. Os estudantes também têm a possibilidade de ver formas geométricas em movimento sob várias perspectivas, analisar resoluções de colegas e ampliar o leque de possibilidades para resolver exercícios futuros.

Outra função da lousa é estimular as crianças a explorarem seus sentidos das crianças, como a audição, ao inserir uma música em uma apresentação, ou mesmo a visão, ao observar uma profusão de cores e formas durante uma explicação.

Da mesma forma, a mesa educacional interativa traz a possibilidade de a criança assimilar e compreender os conteúdos de uma outra forma, desenvolvendo a coordenação motora, como também o raciocínio lógico, a criatividade, a interatividade, a resolução de problemas, a tomada de decisões, envolvendo as crianças de forma colaborativa.

“Sabemos que as crianças de hoje não se satisfazem mais com a lousa, giz e saliva. Por isso, elas precisam de informações cada vez mais dinâmicas e interativas”, observa Telma Tulim, que por acreditar nos inúmeros benefícios que essa nova ferramenta de aprendizagem pode trazer para as crianças da rede municipal de ensino, está sugerindo ao Executivo que estude a proposta.

A vereadora teve conhecimento desse novo método durante sua participação no 54º Congresso Estadual de Municípios, realizado recentemente na cidade de Serra Negra.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal