Projeto cria cadastro assistencial único no Estado

Publicado em: 25 de setembro de 2009

A vereadora Telma Tulim (PSDB) encaminhou ofício à Assembleia Legislativa manifestando apoio ao Projeto de Lei 1.431/07, de autoria do deputado André Soares (DEM), que institui o Cadastro Assistencial do Estado de São Paulo – CAESP. O texto foi aprovado no último dia 16 de setembro e agora vai à sanção do governador José Serra.

O projeto visa disponibilizar à sociedade um cadastro de pessoas que tenham interesse em prestar serviços voluntários gratuitos na área médica, jurídica, tecnológica e educacional, dentre outras, àqueles que eventualmente estiverem necessitando, em estabelecimentos prisionais, entidades públicas, organizações não governamentais e entidades beneficentes e filantrópicas idôneas, sem fins lucrativos, de reputação ilibada e sem mácula, que realizem trabalhos sócio-educativos.

O CAESP funcionará da seguinte forma: a pessoa que tiver aptidão para serviços na área médica, jurídica e tecnológica, entre outras, poderá se cadastrar como voluntária. As entidades terão acesso a esse banco de dados, podendo convidar os interessados a prestarem atendimento social.

“Sempre defendi a ideia de se criar um cadastro central de voluntários para que as entidades busquem ali as pessoas interessadas em colaborar. Por isso não poderia deixar de fazer essa moção de apoio”, justifica Telma Tulim, que ressalta que a ideia poderia ser adotada em Tupã, onde existe uma rede social intensa e ativa. “Dessa forma abriria caminho para as pessoas que desejam ajudar o próximo e não sabe como fazer”.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal