Legislativo participa das comemorações do Dia do Agricultor

Campo é beneficiado com a conquista de recursos, aprimoramento da legislação e representação na Casa de Leis

Publicado em: 28 de julho de 2022

Modernizar as leis, debater ações governamentais, representar os interesses do setor rural para atrair investimentos públicos, além de fiscalizar os programas que empregam recursos do erário são ações cotidianas do Poder Legislativo.

Neste Dia do Agricultor – celebrado em 28 de julho – vereadores de Tupã participaram de homenagem, em evento inédito idealizado pela Prefeitura Municipal de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Ação foi articulada com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Sindicato Rural de Tupã e o Sebrae-SP.  Os agricultores foram recebidos na sede da Associação Cultural Esportiva e Recreativa de Tupã (Acert/Kaikan).

O evento em comemoração ao Dia do Agricultor contou ainda com a participação do diretor da Cati Regional Tupã, Rodrigo Luís Lemes e o presidente do sindicato Rural de Tupã, Márcio Vassoler.

Agricultores e agropecuaristas tiveram a oportunidade, durante palestras, de ampliar informação sobre os temas “Crédito Rural – Pronaf”, “Regularização Ambiental”, “Planejamento da Sucessão Familiar” e “Oportunidades Sebrae para a Região de Tupã”.

LEGISLATIVO

Encontro alusivo foi prestigiado pelos vereadores Eduardo Shigueru, presidente da Câmara (PSD), Antônio Brito (PV), Du do Serv Festa (Podemos), Lucas Hatano (PSD), NINHA Fresneda (PSD) e Paulo da Farmácia (PSD).

O presidente da Câmara Municipal destacou a relevância do encontro e lembrou que o setor econômico vive um bom momento, apesar dos elevados custos de produção. Para o parlamentar, a representatividade do agro brasileiro é crescente, com cada vez mais tecnologia chegando ao campo.

“O Brasil depende da agricultura, da agropecuária. Nos momentos mais difíceis, a atenção se volta ainda mais para a economia rural. O produtor precisa de ajuda, de oportunidades para a inovação. Nosso papel é ajudar, é ser um facilitador. É isso que temos feito em Tupã”, disse Shigueru.

O prefeito Caio Aoqui (PSD) destacou as conquistas e lembrou que a autonomia das pastas de Agricultura e Meio Ambiente foram passos importantes.

“Resolvemos desmembrar para que pudéssemos dar enfoques mais específicos e foi um grande acerto, com o fortalecimento das duas áreas que são tão importantes”, disse.

Na agricultura, o prefeito Caio Aoqui e o titular da pasta, Anderson Luiz, destacaram ações como ampliação de máquinas e equipamentos, como pá carregadeira, retroescavadeira e tratores novos, além de 15 quilômetros de pavimentação pelo programa Melhor Caminho, para a vicinal Pioneiro Antônio Lovato e a estrada Santa Estela.

O Executivo destacou ainda o investimento de R$ 2 milhões em um programa de apoio para a inseminação artificial, por meio do Ministério da Agricultura e a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), entre outas ações.

O secretário municipal citou recurso de R$ 500 mil obtido – após solicitação do vereador Pastor Eliézer de Carvalho (PSDB) – em emenda do deputado Jefferson Campos (PL). O montante vai garantir a compra de um trator novo e uma máquina de silagem.

Outra ação citada pelo Anderson Luiz é o Projeto de Lei protocolado na Câmara Municipal que favorece o cuidado e a preservação de solo das estradas rurais, além de apoiar o produtor para a manutenção das caixas secas nas propriedades, contendo as águas pluviais.

“A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, a Câmara, os produtores estão trabalhando em parceria e os resultados estão sendo colhidos”, garantiu o titular da pasta.

Publicado por: Assessoria de Imprensa