Câmara de Tupã adere à REDE TCE-SP para difundir informação e promover cidadania

Entre os conteúdos compartilhados com as TVs Legislativas,estão programas produzidos em parceria com a TV Cultura e a Rede Alesp

Publicado em: 13 de outubro de 2022

A Câmara Municipal de Tupã vai fazer parte de uma ação de cidadania e comunicação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O Legislativo local aderiu à REDE TCESP, que reúne TVs públicas mantidas pelas Câmaras.

Objetivo é veicular conteúdos que auxiliem o cidadão a compreender o papel da Corte de Contas e sua própria responsabilidade, no controle social.

Cerimônia realizada no auditório “Professor José Luiz de Anhaia Mello”, na Capital, marcou as parcerias. Conforme o Tribunal, os legislativos de 108 municípios já aderiram. São cidades que já contam com os canais em funcionamento ou estão em fase de implantação/planejamento.

Participaram autoridades como o presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, (Uvesp), Sebastião Misiara; a presidente da Associação Astral e representante da Rede Legislativa, Luciana Rivelli Amélio e o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC) junto ao TCESP, Thiago Pinheiro Lima.

O presidente da Câmara Municipal de Tupã, Eduardo Shigueru (PSD), defende que a difusão de conteúdo audiovisual de caráter educativo, institucional e informativo para a sociedade é uma grande necessidade.

“As TVs Câmara existem para ajudar as pessoas a entenderem o trabalho do vereador, a participarem das decisões da cidade, enfim, como um canal de cidadania. É muito importante que o TCE tenha um espaço na grade. Para nós, em Tupã, é uma honra estar entre estes 108 municípios. Isso mostra o respeito que o nosso canal legislativo tem do Tribunal”, disse.

Durante a solenidade, presidentes de Câmaras e representantes das TVs Legislativas puderam conhecer em detalhes a Rede TCESP, que proporcionará mais transparência e publicidade aos assuntos relacionados às atividades de controle externo e à fiscalização dos gastos do poder público do Estado e dos municípios paulistas.

Responsável pela abertura da cerimônia, o presidente do TCE, conselheiro Dimas Ramalho, falou sobre a importância da união dos esforços da Corte de Contas paulista e das Câmaras Municipais para aumentar o alcance da comunicação com a sociedade. Tudo isso sem qualquer tipo de investimento e utilização de recursos públicos pelas partes envolvidas.

“Nossa aposta tem sido na produção de conteúdo audiovisual digital para chegar na casa das pessoas pela televisão e pelos dispositivos móveis. Porque precisamos encontrar com as pessoas onde elas estão e num formato que elas estão dispostas a consumir”, afirmou o conselheiro-presidente.

Sérgio Ciquera Rossi, secretário-diretor geral do TCE-SP, elogiou a inciativa da Câmara Municipal de Tupã de se antecipar – ao prazo legal de dois anos – e já realizar suas aquisições com base na Lei 14.133, a nova legislação que trata de licitações.

“Essa atitude adotada pela Câmara Municipal de Tupã é a mais adequada. Esse período é um tempo de acomodação, uma vez que são estruturas administrativas novas, modalidades licitatórias diversas, procedimentos auxiliares, coisas que a Administração Pública tem que estar absolutamente inteirada”, disse.

CONTEÚDOS

Entre os conteúdos compartilhados com as TVs Legislativas estão programas produzidos em parceria com a TV Cultura e a Rede Alesp, além de reportagens, entrevistas, boletins e documentários especiais feitos pela equipe de Comunicação Social do Tribunal de Contas.

Na solenidade, os presidentes de Câmaras e representantes das TVs Legislativas receberam os certificados de adesão à Rede TCESP. A próxima etapa será a geração de conteúdo aos parceiros.

Publicado por: Assessoria de Imprensa