Reunião define acertos para conclusão da reforma do Fórum

A pedido do vereador Luis Carlos, Estado poderá liberar mais R$ 400 mil para estender melhorias na parte antiga do prédio

Publicado em: 04 de maio de 2010

A pedido do vereador Luis Carlos, Estado poderá liberar mais  R$ 400 mil para estender melhorias na parte antiga do prédio

Na tarde de segunda, prefeito Waldemir reuniu-se com juízes e promotores no Fórum da Comarca para discutir os acertos finais para conclusão das obras de ampliação e reforma da sede do Judiciário local.

O encontro foi intermediado pelo vereador Luis Carlos Sanches (PTB) e reuniu os secretários municipais Wilian Manfré (Administração), Eliseu Borsari (Meio Ambiente) e o chefe de Tributação da Prefeitura, Luis Gustavo Botteon, além do diretor do Fórum, o juiz Reinaldo Mapelli, os juízes Joseane Patrícia Cabrini, Edmar de Oliveira Ciciliati, Luis Eduardo Medeiros Grisolia, Paolo Pelegrini Junior e Emílio Gimenez Filho, o promotor José Luis Lopes Valverde, o diretor administrativo do Fórum, André Luis Sanches, o presidente da Associação de Funcionários do Fórum, Wilson Roberto Burque e o presidente da OAB de Tupã, Wagner Fuin.

Durante a reunião, os juizes manifestaram a necessidade de colocar o prédio novo em funcionamento, uma vez que hoje, em razão da falta de espaço, algumas audiências têm sido feitas em locais improvisados.

Ainda segundo os juizes, os arquivos do Fórum também estão comprometidos, sendo que parte deles encontra-se em Jundiaí e na sede do DER local por falta de espaço no prédio. Outro agravante apontado pelos juizes é que durante os julgamentos os réus estão dividindo espaço com as testemunhas, ferindo a determinação do Tribunal de Justiça de manter réus e testemunhas separados para impedir intimidação destes pelos acusados.

“Enfim, foi relatada uma série de inconvenientes provocados pela demora na conclusão das obras do Fórum”, comentou Luis Carlos Sanches, que também participou da reunião representando a Câmara Municipal.

De acordo com o vereador, depois de ouvir atentamente a manifestação dos magistrados e de visitar a obra, prefeito Waldemir esclareceu que a Secretaria de Obras e Planejamento do município, através do arquiteto Valetim Bigeschi, responsável pela obra do Fórum, deve finalizar ainda nesta quarta a planilha de custos para viabilizar verba de R$ 400 mil através de nova licitação que permitirá estender as melhorias para o prédio antigo.

Além disso, é necessária a instalação de mais um transformador para adequar a potência elétrica dos dois prédios, já que com a reforma o prédio novo recebeu moderno elevador.

Luis Carlos disse que a Secretaria de Justiça até se comprometeu em ceder um equipamento, mas para isso é preciso haver nova licitação. “Isso tornaria o processo longo, por isso o prefeito Waldemir se prontificou em adquirir esse transformador, inclusive já comunicou a EDEVP sobre o fato”, informou.

Há cerca de um mês o vereador esteve na Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania para justamente pedir a liberação de mais recursos. Na justificativa do seu pedido, Luis Carlos ressaltou que as instalações do prédio antigo do Fórum apresentam carências visíveis, como a necessidade de pintura interna e externa, projeto de combate e prevenção de incêndio, projeto de paisagismo, a necessidade de um estacionamento ao redor do prédio, assim como a implantação de grade em todo o seu redor, por se tratar de uma comarca sede de uma Vara de Execuções Criminais, além da remoção de tacos e assentamento de pisos em oito salas e da instalação de mais um transformador trifásico de 45 KVa.

O vereador ressalta que na tarde desta quinta ele deverá entregar a planilha de custos pessoalmente na Secretaria de Justiça em São Paulo. Ele avaliou o encontro como bastante produtivo e lembrou que o mais importante é que o município ganhará uma obra de quase R$ 2 milhões, o que beneficiará diretamente as pessoas que usam o Fórum e dará mais conforto aos funcionários do Judiciário.

“Graças à sensibilidade do prefeito Waldemir, que autorizou a compra de um transformador para o prédio e ainda se comprometeu em viabilizar essa planilha de custos, será possível adequar a parte antiga do prédio do Fórum com as novas instalações e com isso acabar com o impasse dessa obra”, concluiu Luis Carlos.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal