Câmara de Tupã é beneficiada por programa da Energisa com sistema de energia solar

Legislativo vai investir R$ 35 mil e receber investimento de R$ 315 mil da concessionária

Publicado em: 09 de janeiro de 2023

A Câmara Municipal de Tupã teve aprovado projeto e será contemplada por um investimento de R$ 315 mil – com uma economia estimada em R$ 70 mil por ano. O Legislativo foi contemplado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE), realizado pela Energisa Sul-Sudeste.

A conquista foi comemorada pelo presidente da Casa, o vereador Marcos Gasparetto (PSD). Ele agradeceu e creditou o avanço ao ex-presidente, Eduardo Edamitsu, o Shigueru (PSD).

Foi na gestão de Edamitsu que a Câmara apresentou o projeto e fez a reserva dos recursos de contrapartida que irá investir. A informação foi comunicada pela concessionária na virada do ano.

“Parabenizo o Shigueru e a mesa diretora do biênio 2021/2022 por esse brilhante trabalho, focando no futuro e na economia de energia. É dinheiro público que será poupado. Isso é muito importante”, disse Gasparetto.

Conforme ressaltou Edamitsu, todas as oportunidades de modernizar o Legislativo foram aproveitadas. “Tivemos conhecimento desse programa e apresentamos um projeto, que felizmente foi aprovado e agora vamos colher os frutos”, disse.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Em fevereiro do ano passado, a distribuidora de energia apresentouum pacote de investimentos em Tupã, incluindo instalação de sistema de geração de energia fotovoltaica em instituições como Casa dos Velhos, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Instituto Federal, Polícia Técnico-Científica, Santa Casa de Misericórdia e Paço Municipal.

A empresa também anunciou a substituição de 76 luminárias de vapor de sódio por LED em diversas ruas da cidade, além do emprego da tecnologia em novas vias. No total, o investimento anunciado foi de R$ 1,5 milhão.

A nova conquista prevê a instalação do sistema fotovoltaico no prédio da Câmara Municipal, que ao ser reformado em 2022 já contemplou os parâmetros estruturais necessários para receber as placas.

O Legislativo fará uma contrapartida – em recursos próprios já reservados em 2022 – no valor de R$ 35 mil. Já empresa distribuidora entrará com aporte de R$ 315 mil.

“Cada consumidor, na classe em que a Câmara se enquadra, pode gerar até 80% de toda a energia que consome. A meta deve ser atingir a máxima geração possível”, ressaltou Edamitsu.

A estimativa é que a economia, com a energia solar, gire em torno de R$ 70 mil por ano, sendo que tanto a sede da Câmara quanto o prédio anexo da Praça da Bandeira, onde funcionam a TV Câmara e mais oito gabinetes, estão contemplados na cota de consumo da Câmara.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Publicado por: Assessoria de Imprensa