‘Poucas mulheres se 'atrevem' nos espaços de poder’

Professora Cris Vicente e ‘Claudinha do Povo’ cumprem mandato na Câmara Municipal de Tupã e destacam conquistas e desafios das mulheres

Publicado em: 08 de março de 2023

As competências – físicas, mentais e emocionais – que uma mulher precisa desenvolver para chegar aos espaços de poder é muito maior que o exigido dos homens. Essa é a percepção das vereadoras Cristina Vicente dos Reis Fernandes, a professora Cris Vicente, e Cláudia Aparecida da Silva, a “Claudinha do Povo”.
 
Parlamentares pela Câmara Municipal da Estância Turística de Tupã, a professora e a auxiliar de saúde bucal avaliam que a sociedade ainda precisa avançar muito para a chamada justiça de gênero.
 
“Como represente do Legislativo eu acredito que são poucas as mulheres que se aventuram, se atrevem nesse espaço. É um espaço masculinizado, a política ainda é feita, essencialmente, por homens”, alerta.
 
A equidade, para Cristina Vicente, passa pela educação das meninas. “Se a gente for em uma sala de aula e perguntar quem quer ser um líder ou uma líder política, ocupar um cargo na cidade, na Câmara, com certeza os meninos vão se manifestar muito mais”, compara a educadora.
 
Cris considera que às meninas, infelizmente, ainda não é proporcionada motivação. “Não é oferecido a elas esse sonho, de ser uma liderança política, de transformar a sociedade exercendo uma função pública com poder decisório”, alerta.
 
Quando a mulher chega, mostra seu valor e capacidade em resolver problemas, ela oferece habilidades como conciliação, sensibilidade e interesse em cuidar sobretudo de quem mais necessita. Isso faz a diferença.
 
“É gratificante, é transformador. Além de deixar registrados meus parabéns, quero fazer um pedido: Não aceitem o não, lutem contra impedimentos que são criados como meras barreiras. Precisamos de mais mulheres preparadas ou se preparando para ocupar espaços de poder”, destacou a vereadora.
 
Servidora pública da saúde, mãe e mulher, Claudinha do Povo se posiciona sensível aos problemas da comunidade e das mulheres em geral. Ela vê alguns avanços, mesmo tímidos. Por outro lado, testemunha muitas dificuldades para as mulheres de menor renda.
 
“É muito importante ver que a participação da mulher está crescendo cada vez mais, não só na política, mas em todas as áreas da sociedade. Mas temos que ficar muito atentas, porque essa melhora ainda não resolve os problemas”, disse.
 
Cláudia afirma que a ‘masculinização’ histórica da política tem muitos fatores negativos.
 
“Estamos representando as mulheres da cidade. Elas precisam de ajuda. Algumas se sentem intimidadas de procurar um homem vereador, às vezes é uma questão mais sensível para ela que precisa ser tratado por outra mulher”, afirma Cláudia.
 
Para a servidora, a justiça de gênero – para que esse tipo de discussão sequer seja necessária – depende de muitos avanços. “Que venham mais mulheres. Tupã, nosso Estado, o Brasil, precisam de mais mulheres no poder”, defende
 
FÓRUM
 
Por iniciativa conjunta das vereadoras da atual legislatura, com o apoio do presidente, Marcos Gasparetto, a Câmara Municipal de Tupã realiza nesta quinta-feira (9), o 2º Fórum de Mulheres e Empreendedorismo Feminino, Direito e a Saúde Mental das Mulheres.
 
O evento começa às 20h, no plenário da Casa de Leis, localizada à Praça da Bandeira, 222.
 
O 2º Fórum de Mulheres contará três explanações, com as vivências e conhecimento de profissionais especializadas nas áreas de Direito, Psicologia e Educação. Conheça as palestrantes confirmadas.
 
“A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS DIREITOS DAS MULHERES”
ISABELA DORETO – Pós Graduanda em Direito Penal e Criminologia pela PUC/RS e em Direito Médico e Hospitalar; Embaixadora da Sororidade Jurídica; e Cofundadora do Coletivo Tibira de Tupã.
 
“A MULTIPLICIDADE DE PAPÉIS DA MULHER MODERNA E OS IMPACTOS PARA SUA SAÚDE MENTAL”
NADJA GABRIELLA CAMPANA – Psicopedagoga Clinica, especialista em atendimento Educacional Especializado, mestranda em Educação pela Unesp de Presidente Prudente, irá apresentar o tema
 
“O PODER DO AUTOCONHECIMENTO FEMININO NO EMPREENDEDORISMO”
LUCIANA RIBEIRO – Educadora, Empreendedora, responsável pela equipe Recanto, Oasis Motelaria. Inovação e conceito em motéis. Irá apresentar o tema.


Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!