Comerciantes aderem aos parklets; município tem lei de incentivo
Legislação criada por Ninha em 2017 promove valorização urbana na rua Piratinins
Publicado em: 02 de agosto de 2023
Empresários de Tupã têm aderido aos benefícios de uma legislação que moderniza a cidade e gera espaços de convivência na região central e áreas comerciais. Lei de autoria do vereador Augusto Fresneda Torres, o Ninha, autoriza e incentiva a criação de parklets, um recurso cada vez mais utilizado para revitalização urbana.
Com restaurante instalado na rua Piratinins, o casal Rafael e Ayla Minei foram os primeiros da cidade a acionar a Lei 4.827/97. A empresária conta que conheceu os parklets após visitas a outras cidades, dentro e fora do país.
“Tivemos a ideia de fazer um deck externo em Tupã e conversamos com algumas pessoas. Descobrimos que existia uma lei municipal e que poderíamos, mediante os critérios, instalar em frente ao nosso estabelecimento para uso dos clientes e também da população em geral”, disse Ayla.
Os benefícios são muitos, segundo ela. Além de criar um ambiente externo agradável, onde as pessoas podem fazer suas refeições, o restaurante contribui para o ornamento da cidade e favorece o uso para múltiplas finalidades. Independente do dia ou horário, as pessoas podem sentar-se para uma boa conversa ou descansar durante uma caminhada.
A legislação municipal estabelece o tamanho do parket e também algumas restrições, como por exemplo a proibição da estrutura em vias que tenham velocidade máxima acima de 40 quilômetros por hora.
Quem investe em um parklet pode instalar mobiliários (mesas, cadeiras, bancos) fixos ou móveis, que podem ser removidos no momento em que o estabelecimento está fechado. Importante, porém, é que o uso seja livre, independente de consumo no local.
O vereador Ninha Fresneda conta que a lei surgiu do desejo de trazer para Tupã uma ambiência urbana mais moderna e agradável. Ele parabenizou o casal de empreendedores.
“Que o bom exemplo do Minei e da Ayla, investindo em nossa cidade, possa ser reproduzido por outros empresários. Esperamos que esse seja só o começo”, disse Ninha.
Ele lembrou ainda que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, tem todas as informações para que os comerciantes conheçam e possam instalar um parklet.
“A ideia é que a nossa cidade seja cada vez mais bonita, mais atraente, que as pessoas tenham mais espaços de convivência em Tupã, favorecendo o desenvolvimento social e econômico”, destacou o autor da lei dos parklets.
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email