Interligação da Castelo Branco com Transbrasiliana

Objetivo dos vereadores é estender rodovia até município de Quatá e com isso encurtar distância de Tupã a São Paulo

Publicado em: 03 de maio de 2010

A Câmara aprovou indicação de autoria dos vereadores Luis Carlos Sanches (PTB) e Dra. Lucília Donadelli (PV), na qual reivindicam apoio político para viabilizar o prolongamento da rodovia Castelo Branco nas proximidades do município de Espírito Santo do Turvo até Campos Novos Paulista, num trecho de aproximadamente 45 Km, interligando a rodovia com a Transbrasiliana (BR-153), no trecho entre Marília e Ourinhos.

Com isso, os vereadores acreditam que seria possível a extensão da rodovia Castelo Branco até Quatá, o que encurtaria a distância de Tupã a São Paulo, que passaria de 525 Km para 480 Km. “O prolongamento da rodovia Presidente Castelo Branco (SP-280) é um antigo sonho dos municípios que compõem a nossa região”, observa Luis Carlos.

A possibilidade de realizar a extensão do início da rodovia, nas proximidades do município de Espírito Santo do Turvo, até a cidade de Quatá, numa extensão de aproximadamente 100 Km, tem alimentado ainda mais as esperanças de políticos da região.

Dra. Lucília e Luis Carlos lembram que os benefícios para a região seriam significativos, como a redução da distância entre as cidades da Alta Paulista e a capital paulista, que poderia ser viabilizada com a extensão desses cerca de 45 Km.

“A distância entre Tupã e São Paulo é hoje de aproximadamente, 525 quilômetros. Com o prolongamento acima reivindicado, entendemos que encurtaremos esta distância para cerca de 480 quilômetros, num ganho significativo de tempo de viagem”, justifica Luis Carlos.

Entretanto, os vereadores reconhecem que esse sonho nunca se tornou realidade por causa do alto custo da obra, já que seria necessário estender um trecho de 100 quilômetros.

“Por outro lado, entendemos que poderíamos fazer deste sonho algo realmente viável. Para tanto, estamos solicitando para algumas autoridades que intercedam politicamente a fim de viabilizar esse sonho antigo da região, ao menos de forma parcial, numa primeira etapa de trabalho que realmente possa ser concretizada”, observa Dra. Lucília.

Para os vereadores, a implantação desta medida em etapas seria mais indicada, pois não iria onerar os cofres públicos do Estado, sendo uma maneira mais rápida, econômica e eficaz de viabilizar a extensão da Castelo Branco até a região da Alta Paulista.

“Numa segunda etapa seria possível concretizarmos o sonho de, efetivamente, prolongarmos essa rodovia até o município de Quatá”, pondera Dra. Lucília. Para isto, os vereadores buscam apoio político do governador Alberto Goldman, do secretário de Transportes do Estado, Mauro Arce, dos deputados federais Cândido Vaccarezza e Sérgio Nechar e dos deputados estaduais Jorge Caruso e Reinaldo Alguz, além do próprio prefeito Waldemir.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal