Câmara de Tupã discute criação de cargos, mudanças em secretarias e projetos voltados à saúde e cultura na sessão desta segunda-feira, dia 1º de setembro
Câmara discute criação de cargos, mudanças em secretarias e projetos voltados à saúde e cultura nesta segunda, 1º de setembro
Publicado em: 01 de setembro de 2025
A Câmara Municipal da Estância Turística de Tupã realiza nesta segunda-feira (1º), a partir das 20h, a sessão ordinária com uma pauta extensa que contempla projetos de lei, indicações de vereadores, moções de congratulação e uso da tribuna livre.
Entre os destaques está o Projeto de Lei Complementar nº 21/2025, de autoria do prefeito Renan Victor Pontelli, que propõe a criação de três cargos efetivos de agente de trânsito. Outro ponto relevante é o Projeto de Lei Complementar nº 22/2025, que altera a denominação da Secretaria Municipal de Cultura para Secretaria Municipal de Cultura e Defesa do Folclore. Também será analisado o Projeto de Lei Complementar nº 23/2025, que concede à 34ª Subseção da OAB de Tupã o direito real de uso de um terreno para a construção de sua nova sede.
Na pauta econômica e de planejamento, serão discutidos o Plano Plurianual (PPA) de 2026 a 2029 e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026, ambos encaminhados pelo Executivo.
O expediente da sessão também inclui diversas indicações de vereadores, como o pedido de construção de um novo prédio para o CAPS de Tupã, a aquisição de equipamentos para a Santa Casa, a criação de um Museu do Folclore e melhorias em infraestrutura urbana.
Na Tribuna Livre, o diretor da Unesp de Tupã, Raul Andres Martinez Uribe, apresentará as perspectivas para o futuro da Faculdade de Ciências e Engenharia do campus local.
Além disso, serão votadas moções de congratulação, entre elas homenagens ao CIM – Centro de Integração da Criança e do Adolescente, pela comemoração de 50 anos, à Comunidade Taiwanesa pelos 70 anos de presença no Brasil e ao sucesso da 1ª Night Run Tupã.
Na Ordem do Dia, os vereadores apreciarão projetos de grande impacto, como a proibição da soltura de fogos de artifício com estampidos, a instituição do programa “Lazer Ativo & Respeito 60+” voltado a idosos, a proibição do uso de veículos de tração animal e a criação do Plano Municipal de Saneamento Básico. Também está previsto o debate sobre crédito adicional de R$ 200 mil para serviços de saúde, viabilizado por emenda parlamentar da senadora Mara Gabrilli.
Logo após a sessão ordinária, será convocada uma sessão extraordinária para segunda votação dos projetos, caso sejam aprovados em primeira análise.
Durante a sessão os vereadores também ocupam a tribuna para falarem sobre suas ações e projetos parlamentares.
A sessão tem início às 20h e pode ser acompanhada presencialmente no plenário, na Praça da Bandeira 222, ou ainda pela TV Câmara, canal 34.3 (também em Libras). Não é preciso agendamento prévio para acompanhar a sessão ao vivo do plenário.
Nas redes sociais, a sessão pode ser vista em tempo real pelas seguintes plataformas:
Site da TV Câmara de Tupã: https://tvcamara.camaratupa.sp.gov.br/
Facebook: www.facebook.com/tvcamaradetupa/
YouTube: www.youtube.com/@CamaraTupaTv
Publicado por: Secretaria Legislativa de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email