Vereador pede fim de taxas no Centro de Formação Profissional

Valmir Zoratto diz que medida ajudaria pessoas de baixa renda a frequentarem os cursos

Publicado em: 29 de abril de 2010

A Câmara aprovou indicação do vereador Valmir Zoratto (PTB), no qual solicita ao prefeito Waldemir estudos para acabar com a cobrança da taxa de matrícula e de mensalidade no Centro Integrado de Formação Profissional.

Zoratto justifica que a taxa de R$ 15 e a mensalidade de mesmo valor por curso acaba inviabilizando economicamente o ingresso de pessoas de baixa renda, sobretudo quem está desempregado.

“Muitas pessoas querem frequentar a escola, mas devido à cobrança da taxa de matrícula e mensalidade, somada com a compra do material, acabam impossibilitando o ingresso na escola, pois quando não estão desempregados, essas pessoas ganham pouco e mal dá para pagar suas contas de água e energia”, observa.

O vereador lembra que o Centro de Formação Profissional, localizado na rua Brasil, mantém um bazar de produção, onde são comercializados os produtos produzidos na escola. Entretanto, essas vendas não são revertidas aos alunos, mas sim para auxiliar na manutenção da instituição.

“Como é uma escola mantida pelo município para incentivar a população a ter uma profissão, seria correto que a Prefeitura deixasse de cobrar essas taxas, ainda que seja de forma simbólica como hoje é cobrada, pois essa é uma instituição voltada para que o aluno possa concluir seus estudos e ter uma profissão. Portanto, nada mais justo do que facilitar o acesso dessas pessoas à escola”, conclui Zoratto.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal