Dra. Lucília reforça importância da adoção

Vereadora apresentou Moção de Congratulações ao Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio, para lembrar que existem 50 mil crianças nos abrigos à espera de um lar

Publicado em: 07 de junho de 2010

No dia 25 de maio foi comemorado o Dia Nacional da Adoção. No entanto, a data instituída em 2002 ainda pode ser vista em seu oitavo ano de comemoração como um momento de discussões e reflexões.

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, cerca de 4 mil crianças estão aptas a serem adotadas no Brasil, mas existem mais de 50 mil em abrigos que não conseguem encontrar um lar.

A vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV) ocupou a tribuna da Câmara para lembrar desta triste realidade e comentar os motivos pelos quais estes bebês, crianças e adolescentes ainda não encontraram um lar que lhes possam promover o direito à saúde, educação, além de carinho e afeto.

“Há muitas crianças e adolescentes órfãos ou abandonados que desejam e necessitam de um lar. Do outro lado, há famílias com amor para dar, embora a necessidade seja muito maior do que a oferta. Entre essas duas pontas do problema há muitos entraves, obstáculos, preconceitos e burocracias que atrapalham a adoção no Brasil”, constata.

Em agosto de 2009 o presidente Lula sancionou o Estatuto da Adoção, que cria regras e prazos em favor de um encontro que define destinos para sempre: o de pais que procuram filhos com o de filhos que procuram pais. No entanto, a burocracia e o perfil cada vez mais distante da criança desejada são os principais entraves para esvaziar os abrigos no país.

“O perfil da criança desejada é, na maioria das vezes, do sexo feminino, pele branca e menor de dois anos, características bem diferentes das crianças disponíveis para adoção: meninos, afrodescendente e mais velhos”, relata a vereadora.

Contudo, para ser pai e mãe Dra. Lucília lembra que nada disso é importante, apenas que a família tenha disponibilidade e muito amor. “O Dia Nacional da Adoção serve para provocar na sociedade uma reflexão sobre este assunto tão delicado, pois para que uma criança se desenvolva adequadamente e se torne um cidadão respeitável é preciso carinho e cuidado”, reforça.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal