Inaugurada nova sede da Companhia da Polícia Militar de Tupã

Foi oficialmente inaugurada na manhã de ontem a nova sede da Polícia Militar, localizada na avenida Tamoios. O posto policial funciona desde o mês de fevereiro, mas a solenidade de inauguração foi realizada somente no dia 8 de junho por motivos de agenda.

Publicado em: 09 de junho de 2010

A solenidade contou com a presença de várias autoridades municipais, representantes políticos dos municípios vizinhos, juiz de direito Reynaldo Mapelli, delegados dos distritos policiais da cidade, e ainda a presença do coronel Pedro Batista Lamoso, responsável pelo Comando do Policiamento do Interior 4 – Região de Bauru (CPI-4) e do tenente coronel Edvaldo Coev, comandante 9º Batalhão da Polícia Militar do Interior – 9º BPM/I em Marília, que abrange a 2ª Companhia da PM de Tupã.

A cerimônia foi apresentada pela tenente Vanessa. Após vários agradecimentos aos presentes, o tenente coronel Edvaldo Coev leu uma nota alusiva de abertura, relatando sobre a origem da Companhia na cidade, em 1929, a evolução no decorrer dos anos e o reconhecimento do trabalho por parte da administração pública para a obra.

“Na concretização desse sonho não poderíamos deixar de reconhecer a cooperação decisiva do prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, que ao ser consultado sobre o projeto, emprestou apoio a PM. No mesmo sentido o vereador Ninha Fresneda que na época viabilizou as tratativas com o governo do Estado por intermédio do deputado Estadual Valdir Ângelo para liberação de recursos”, comentou.

O vereador Ninha Fresneda falou sobre as melhorias da sede, que agora oferece melhor qualidade de trabalho e ressaltou que a figura policial é vista de forma positiva na sociedade, “tanto que são vistos como heróis pelas crianças”, disse.

O prefeito endossou o comentário dos demais, elogiou o trabalho da PM local, comandada pelo capitão Fernando Bigeschi, relatou parte da história da obra que durou cerca de 5 anos e comentou sobre a esperança de formar um batalhão até o fim de seu mandato. “Tupã tem se tornado um pólo regional e as coisas tem crescido por aqui. Espero que até o fim de 2012 tenhamos, pelo menos, algo encaminhado para a formação de um batalhão na cidade”, comentou.

Já segundo o coronel Pedro Batista, a 2ª Companhia é destaque no centro-oeste do Estado e toda a região da Alta Paulista. Ele também parabenizou o trabalho e as novas instalações. “Tupã tem destaque regional e mostra serviço cooperando para a qualidade da PM no Estado”, disse.

O prédio

O novo prédio, orçado em cerca de R$ 365 mil, está localizado em um ponto estratégico da cidade e apesar das dificuldades na execução da obra, a nova sede oferece todo suporte técnico para os setores administrativo e operacional da corporação. Com acesso na avenida Tamoios e na rua Mandaguaris, as novas instalações garantem maior agilidade na saída das viaturas, que agora contam com garagem coberta.

O quartel também dispõe de salas mais amplas para abrigar a Central de Operações (Copom). A nova sede da PM, considerada uma das mais modernas da região, foi iniciada em 2006 e sofreu vários atrasos no cronograma função dos vários problemas enfrentados pela empresa vencedora da licitação, que não conseguiu concluir o trabalho apesar dos vários aditamentos de prazo.

Para garantir a conclusão da nova sede, o governo estadual foi obrigado a rescindir o contrato com a construtora e realizar uma nova licitação. A nova empresa contratada teve a incumbência de não só finalizar as obras previstas, mas também de refazer vários serviços já executados pela antiga construtora, além de executar trabalho de reforço da fundação.

Durante o período de obras, a 2ª Companhia da PM de Tupã foi provisoriamente transferida para a rua Guaranis, em um imóvel locado pela prefeitura. Com a conclusão das obras no final do ano passado, a PM de Tupã iniciou a transferência gradativa da estrutura para a nova sede no início deste ano.

A administração municipal também investiu cerca de R$ 65 mil no prédio, viabilizando a implantação do gabinete odontológico, que atende policiais de Tupã e região, além de beneficiar também os policiais da Polícia Rodoviária, Posto de Bombeiros e da Polícia Ambiental.

Jornal Folha do Povo

Publicado por: Jornal Folha do Povo