Sede própria da PM é um sonho de 81 anos

Emenda parlamentar apresentada em 2005 pelo deputado Waldir Agnello viabilizou construção da sede da 2ª Companhia

Publicado em: 09 de junho de 2010

A construção de uma sede própria da 2ª Companhia da Polícia Militar em Tupã era um sonho perseguido há 81 anos, desde a fundação do município em 1929. Nessa época, o policiamento das onze cidades da região era realizado pelo Destacamento Policial da Força Pública de São Paulo, com sede em Marília e subordinado a 2ª Cia do 4º Batalhão de Caçadores de Bauru.

Em 1958 o Destacamento Policial passou a ser uma unidade autônoma, desvinculada do 4º Batalhão de Caçadores, sendo que em 1966, através da Lei Estadual 9.547 e regulamentada pelo Decreto 47.478, recebeu a denominação de 2º Grupamento de Polícia Independente, que pela nova organização Tupã passou a ser sede da 2ª Companhia de Policiamento.

Somente em 16 de dezembro de 1970 foi inaugurada a sede da 2ª Cia de Tupã, na rua Mandaguaris. A missão da Companhia composta por 137 policiais e 40 viaturas para atender 11 municípios consiste na execução do policiamento ostensivo preventivo por meio de programas de policiamento comunitário, radiopatrulha, atendimento 190, integrado, força tática, ronda escolar e rural.

O sonho se tornou possível graças à cooperação de políticos como o vereador Ninha Fresneda, que em 2003 iniciou processo para liberação de recursos pelo governo do Estado por intermédio do deputado estadual Waldir Agnello, responsável por apresentar emenda parlamentar que resultou na verba de R$ 200 mil.

Desde que assumiu seu primeiro mandato na Câmara Municipal, o vereador passou a solicitar recursos que culminaram na emenda apresentada pelo deputado em 2005, ainda no governo Alckmin, cujo andamento foi dado pelo governador José Serra.

Além disso, a Prefeitura doou o terreno de 1.872 metros quadrados localizado em área nobre da cidade para construção da sede da PM.

“Desde o início acompanhamos a batalha do comando da PM de Tupã, que durante todos esses anos atuou em prédios precários. Junto ao deputado Waldir Agnello trabalhamos para que essa realidade fosse mudada e que o sonho antigo da PM e da nossa população fosse concretizado. Hoje, a 2ª Companhia da Polícia Militar de Tupã, que atende mais 10 cidades, está instalada num prédio moderno, amplo, confortável e adaptado para atender os policiais que integram a corporação, além de prestar um atendimento exemplar, que é responsável por manter nossa cidade com os menores índices de criminalidade do Estado”, comentou Ninha Fresneda.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal