Danilo alerta para necessidade de consciência ambiental

Vereador citou ações do município para lembrar Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em: 09 de junho de 2010

Vereador citou ações do município para lembrar Dia Mundial do Meio Ambiente

Vereador Danilo Aguillar (PSB) ocupou a tribuna da Câmara para elogiar a programação desenvolvida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e também para ressaltar a importância da conscientização ambiental num planeta cada vez mais ameaçado.

A programação teve início no dia 1º e envolveu ações educativas como oficina técnica para os alunos e salas temáticas com palestras diversificadas sobre o meio ambiente e ainda a visita das escolas municipais ao zoológico de São Paulo. Em parceria com a Sabesp, a Secretaria do Meio Ambiente distribuiu material informativo nas ruas e sacolinhas de lixo para carros.

Dando sequência à terceira etapa do programa de reflorestamento do braço esquerdo do Córrego Afonso XIII, houve o plantio de 3 mil mudas de árvores nativas, sem contar o lançamento nas escolas do programa de coleta de óleo de cozinha e apresentação do teatro Criança Ecológica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

“O município programou um mês de atividades e informações para despertar na população uma consciência ambiental e impedir que as futuras gerações cometam os mesmos erros do passado”, comentou Danilo.

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o vereador lembrou que existem no mundo 17.291 espécies ameaçadas de extinção, desde plantas e insetos pouco conhecidos até as mais carismáticas aves e mamíferos. “E isso mal reflete a dimensão do problema, já que muitas espécies desaparecem antes mesmo de serem descobertas pelos cientistas”, observou.

A atividade humana em busca de desenvolvimento já proporcionou o desaparecimento de grandes partes de florestas originais, a drenagem de metade dos pântanos do mundo, a extinção de três quartos das unidades populacionais de peixes e a emissão de quantidade suficiente de gases de efeito estufa para manter o planeta aquecido pelos próximos séculos.

“Nós pisamos o acelerador e provocamos um ritmo de extinção de espécies mil vezes maior do que o ritmo natural”, revelou Danilo, que também aproveitou a data para reforçar a importância de ações simples no dia a dia de cada um para contribuir com a preservação do ecossistema.

Mudanças simples de atitude, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, tomar banhos rápidos e reduzir o uso de sacolas plásticas e garrafas pets fazem diferença.

“Acho que precisamos visualizar este mês do meio ambiente não como uma data para participar de eventos, plantar árvores ou qualquer outra ação deslocada e pontual. Precisamos pensar além, sermos ativistas. Devemos ser agentes locais de transformação, trabalhar em nossas comunidades afim de mudar hábitos nocivos ao ecossistema, promover uma economia limpa através do consumo crítico, do bom senso e da consciência ambiental. Isso é fazer a diferença e trabalhar em uma perspectiva futura”, concluiu.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal