Campanha de cadastro da medula óssea

Lucas Machado pretende incluir Tupã na iniciativa do Hospital do Câncer de Barretos, que visa ampliar número de possíveis doadores no estado

Publicado em: 09 de junho de 2010

Lucas Machado (PSDB) está solicitando apoio do deputado estadual Bruno Covas e do secretário municipal de Saúde, Antônio Brito, para incluir Tupã no roteiro de cidades a receberem a campanha de cadastramento de medulo óssea promovida pelo Hospital do Câncer de Barretos.

Para isto, o vereador já solicitou informações da campanha para a coordenadora do Departamento de Captação de Doadores – Hemonúcleo do hospital, Naima Khatib. “Por causa da importância deste trabalho realizado pelo hospital de Barretos para captar doadores e salvar vidas é que estamos solicitando a realização dessa campanha em nossa cidade”, explica.

O Hospital do Câncer de Barretos – Fundação Pio XII atua no cadastramento de doadores de medula óssea através do planejamento, da organização e da divulgação de campanhas de cadastramento de possíveis doadores em qualquer organização da sociedade, visando a conscientização, procedendo a coleta e o registro dos doadores.

O trabalho do hospital tem obtido grandes desde o início deste trabalho para pessoas portadoras de leucemias, aplasias e outras doenças que curam com o transplante de medula óssea.

“É um trabalho de esperança para quem necessita do transplante não aparentado (de pessoas que não são parentes), por isso a importância de a sociedade participar desta campanha, inscrevendo-se como possível doador de medula”, ressalta o vereador.

Lucas Machado informa ainda que o incansável trabalho do Hospital do Câncer de Barretos reúne palestras educativas que preparam a população para o cadastramento, pois a maioria das pessoas desconhece a importância de se tornar um doador.

“A falta de informação limita o aumento de voluntários com interesse no cadastro para doação de medula e por consequência, o número de doentes que poderiam ser atendidos, daí a necessidade de incentivarmos campanhas como esta”, reforça.

Passo a passo para se tornar um doador

Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar medula óssea, que é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, e se recompõe em apenas 15 dias.

Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue com 5 ml para testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.

Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que necessitam de um transplante. Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação.

No entanto, tudo seria muito simples e fácil se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil. Por isso, são organizados Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar.

Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte. “A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo”, lembra Lucas Machado.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal