Dra. Lucília lutou pela implantação do AME

A implantação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Tupã teve início em 2008, por meio do trabalho do vice-prefeito Dr. César Donadelli e de sua esposa, a médica Dra. Lucília, que ano seguinte assumiria a cadeira de vereadora mais votada do mun

Publicado em: 16 de junho de 2010

A implantação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Tupã teve início em 2008, por meio do trabalho do vice-prefeito Dr. César Donadelli e de sua esposa, a médica Dra. Lucília, que ano seguinte assumiria a cadeira de vereadora mais votada do município.

Já como vereadora, em 2009 Dra. Lucília viajou até Votuporanga com dois técnicos da Secretaria da Saúde para conhecer o funcionamento do AME naquela cidade, pioneira do programa no Estado. “Fomos conhecer o serviço de Votuporanga que é considerado o cartão de visitas do projeto AME implantado pelo governo Serra a partir da bem-sucedida experiência da Espanha”, comentou.

Da viagem a vereadora coletou informações que serviram de parâmetro para a implantação da unidade que acaba de ser inaugurada e que atenderá 19 cidades num total de 320 mil habitantes.

“O AME é uma grande conquista da nossa região, pois oferecerá atendimento de primeiro mundo para o setor da saúde pública”, observou Dra. Lucília, impossibilitada de prestigiar a solenidade de inauguração em razão de um congresso previamente agendado de pediatria em Santos.

O AME de Tupã será gerenciado pela Fundação da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu. A unidade foi autorizada pela Secretaria Estadual de Saúde, através da Coordenadoria de Serviços de Saúde, por meio do decreto 53.097, de 12 de junho de 2008. O novo sistema de saúde proporcionará maior agilidade e resolutividade, considerando que o paciente será atendido por um especialista e, logo a seguir, realizará os exames complementares que se fizerem necessários.

“O serviço prestado pelo AME é coisa de primeiro mundo, mas para seu correto funcionamento é preciso que a rede de atenção básica à saúde esteja muito bem estruturada, organizada e funcionando muito bem. Além disso, o AME não é uma panacéia que resolverá todos os problemas da saúde do município. Se o gestor municipal de saúde não tiver pulso firme, em vez de solução, terá um fator complicado à nossa já complicada questão saúde”, analisou a vereadora.

No AME de Tupã serão oferecidas as especialidades médicas cardiologia, cirurgia geral, cirurgia ginecológica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, endocrinologia infantil, fisiatria, gastroenterologia, obstetrícia (alto risco), oftalmologia, mastologia, neurologia, neurologia infantil, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, reumatologia e urologia.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!