Dra. Lucília fala sobre importância da doação de sangue

Vereadora ocupou tribuna da Câmara para lembrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho

Publicado em: 23 de junho de 2010

No último dia 14 de junho foi celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, data instituída pela Organização Mundial da Saúde em homenagem ao cientista Karl Landsteiner, descobridor dos sistemas de grupos sanguineos ABO. No Brasil, a data passou a ser lembrada a partir de 2004, através de ações do Ministério da Saúde em parceria com bancos de sangue do país.

Vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV) aproveitou a data para conscientizar a população sobre a importância e a necessidade da doação de sangue, já que é cada vez maior a demanda por sangue nos hemocentros e bancos de sangue, inclusive em Tupã.

“No Brasil são coletados por ano 3,5 milhões de bolsas de sangue, quando o ideal seria 5,7 milhões. Por isso, o dia 14 de junho representa uma jornada para criar consciência sobre a necessidade de contar com sangue seguro, bem como para celebrar aqueles doadores voluntários graças aos quais muitas pessoas podem sobreviver e viver melhor”, explica a vereadora.

No mundo, os doadores regulares de sangue, voluntários e não remunerados - que doam pelo menos duas vezes ao ano - fornecem nesse período 37,6 milhões de unidades de sangue, 89% desse total obtém-se em países de rendas altas.

“Nesse contexto, o Dia Mundial do Doador de Sangue é uma possibilidade para enfatizar uma vez mais por que é essencial que a doação seja altruísta e que haja doadores regulares para garantir a provisão de sangue seguro para todos os pacientes que precisem de transfusões”, ressalta Dra. Lucília.

A vereadora lembra que para doar sangue basta a pessoa ir até o hemocentro mais próximo. O procedimento é rápido, seguro e indolor.

“Mas para ser um doador é necessário ter saúde, apresentar um documento com foto, ter entre 18 e 65 anos de idade e ter peso acima de 50 kg. A pessoa não deve doar sangue em jejum e deve fazer repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação. O doador também não deve ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e se for fumante, evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação e não comer alimentos gordurosos 3 horas antes da doação”, informa.

Não pode doar sangue quem teve diagnóstico de hepatite após dez anos de idade, mulheres grávidas ou que amamentam, pessoas expostas à doenças transmissíveis pelo sangue como aids, sífilis, hepatites, doença de Chagas, usuários de drogas, entre outros.

“Em síntese, este dia é um veículo para promover a motivação para que os doadores sadios que tenham doado para seus familiares se convertam em doadores regulares voluntários não remunerados; para o aumento do número de doadores através de campanhas de conscientização e motivação; para despertar os estilos de vida saudáveis nos doadores de sangue, para proteger sua vida e a dos pacientes que recebam seu sangue, enfim, para a necessidade de contar com sangue seguro”, reforça Dra. Lucília.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal