PP oficializa candidatura de Ribeirão a deputado estadual

Evento também lançou candidatura do deputado federal Celso Russomano ao governo do Estado

Publicado em: 23 de junho de 2010

Evento também lançou candidatura do deputado federal Celso Russomano ao governo do Estado


No dia 21 de junho, última segunda-feira, o Partido Progressista (PP) realizou convenção estadual em São Paulo, onde oficializou a candidatura do vereador e presidente da Câmara Municipal de Tupã, Antônio Alves de Sousa “Ribeirão”, a deputado estadual.

O partido também lançou a candidatura do deputado federal Celso Russomano ao governo do Estado. O evento reuniu políticos, partidários e lideranças do partido, como Paulo Maluf e Vadão Gomes, nomes de peso do partido e atuais deputados federais.

Ribeirão, que atualmente cumpre seu quinto mandato como vereador em Tupã – segundo mais votado nas eleições de 2008, com 1.312 votos e acumula ainda a segunda presidência da Câmara consecutiva – vais disputar uma vaga na Assembleia Legislativa pela terceira vez. Nas eleições de 2006, Ribeirão obteve 13.428 votos, desempenho que ele espera dobrar em outubro.

“Somente com a união de todos será possível eleger um candidato natural de Tupã, pois a cidade, com 46 mil eleitores, tem potencial para indicar um representante na Assembleia do Estado que vai lutar pelos interesses da nossa cidade e microrregião”, afirma.

O desenvolvimento da Alta Paulista, a segunda região mais pobre do Estado, é uma bandeira levantada pelo candidato Ribeirão, que vê na implantação de incentivos fiscais a única maneira de fomentar o progresso econômico local. Por isso, ele defende a criação de um movimento regional pela implantação de políticas de incentivos para a Alta Paulista, a fim de atrair investimentos das indústrias que acabam saindo de São Paulo forçadas pela alta carga tributária paulista.

O movimento defendido pelo vereador Ribeirão ganhou o apoio dos municípios da Alta Paulista e já está sendo analisado pela Comissão de Avaliação da Política de Desenvolvimento Econômico do Estado devido à sua amplitude regional.

"O governo criou projetos de incentivo em várias regiões do Estado com milhões de investimentos. E a Alta Paulista? Cadê os incentivos, pois fazemos parte do Estado também?”, questiona. “Enquanto outras regiões estão caminhando a passos largos, a Alta Paulista se desenvolve a passos curtos”, compara.

Com a proximidade das eleições de outubro, que vão eleger além dos deputados, governadores e o presidente da República, Ribeirão acredita que é o momento para a Alta Paulista se unir e cobrar projetos de incentivos fiscais, pois, segundo ele, somente com a região fortalecida será possível atrair os investidores.

“Podemos nos unir e nossa cidade, como a maior da microrregião, encabeçar esse movimento para fazer a economia girar e sermos uma região diferenciada”, conclama. “Se todos pagam imposto, nada mais justo do que o desenvolvimento igualitário em todo o Estado. Com a redução de impostos, as indústrias viriam para a região, trazendo emprego e desenvolvimento para a Alta Paulista”.

Compensação

Ribeirão também critica a promessa até hoje não cumprida do governo estadual de criar uma política de compensação para a região em razão da instalação dos presídios. “O então governador Serra prometeu que faria uma compensação para a região por causa dos presídios, mas não fez. A região precisa de incentivos, pois está tendo prejuízos ao atender uma rede carcerária que ainda por cima se utiliza da saúde municipal. Enfim, é muita carga em cima desses municípios”, avalia.

Para o candidato a deputado estadual, não há mágicas para a região crescer, e sim, política de incentivos fiscais. Ribeirão reforça sua tese baseado nos dados de que hoje o Estado de São Paulo representa apenas 30% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

“São Paulo já deteve 50% do PIB brasileiro, mas pela falta de incentivos fiscais acaba perdendo empresas para outros estados. Resultado disso é a redução de 40% dos empregos paulistas e ninguém fez nada. Ao invés de dar incentivos, o governo aumenta os impostos”, conclui.

Governo do Estado

A mesma convenção estadual do PP que oficializou a candidatura de Ribeirão também lançou o nome de Celso Russomano para disputar a vaga do Palácio dos Bandeirantes, concorrendo com Geraldo Alckmin do PSDB e Aloizio Mercadante, do PT.

"Há duas candidaturas fortes, reconheço. Ambas contam com a máquina federal e estadual, o que atrai recursos e coligações. Entretanto, se eles são o pão do sanduíche, eu sou o recheio, portanto o melhor para São Paulo. Sou o novo e tratarei de forma diferente dos problemas que nos atingem, colocando temas que jamais foram discutidos em campanhas", afirmou Celso Russomano durante entrevista do jornal O Estado de São Paulo.

Segundo Russomano, o PP caminha para a neutralidade entre as candidaturas de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), com liberdade de ação para os Estados. "Em São Paulo, tenho aparecido bem nas pesquisas, o que nos deixa animados”, disse.

A campanha de Celso Russomano será voltada para temas como saúde, segurança e educação, áreas que segundo o candidato há muito que ser contestado. "Não se investe em medicina preventiva e, em consequência, lotamos hospitais, pagando duas vezes pelo mesmo serviço. Gastamos muito e mal com saúde, somente preocupados em tratar doenças em vez de montar equipes do Programa Saúde da Família, por exemplo, para trabalhar com a prevenção”, afirmou.

Russomano disse ainda que é contra o sistema de progressão na educação. "Sou contra a progressão continuada, que vejo como uma forma de aumentar vagas, sem construir escolas. Isso tira totalmente a autoridade do professor e o estímulo para os bons alunos. Também não concordo com a política de oferecer bônus, que não se incorporam ao salário dos professores."

Outra área que será alvo das críticas de Russomanno é a segurança pública. "A polícia de São Paulo é a pior paga no Brasil e, por causa dos baixos salários, o policial é obrigado a fazer bicos para complementar a renda. No ano passado, morreram 200 policiais no trabalho extra”, observa.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!