Assinado convênio para realização do Torneio Estadual de Truco

Evento ocorre nos dias 18 e 19 de setembro e reunirá cerca de 950 duplas na Camap

Publicado em: 24 de junho de 2010

Esta semana, prefeito Waldemir, acompanhado do secretário municipal de Esportes, José Carlos Feliciano e do vereador Valdir de Oliveira (PDT), assinou na Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Recreação convênio para liberação de R$ 50 mil que permitirá ao município sediar o 34º Campeonato Estadual de Truco, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro na Camap.

Além da verba, a Prefeitura de Tupã disponibilizará contrapartida de mais R$ 10 mil para custeio do torneio na cidade, que deve atrair cerca de 4 mil pessoas de várias partes do estado. O convênio foi assinado com o próprio secretário da pasta, José Benedito Pereira Fernandes.

“Nossa cidade participa do evento desde 1976, sendo que nos últimos 25 anos a participação tupãense tem sido feita de forma contínua e sempre com o apoio do poder público municipal. Portanto, nada mais justo do que Tupã sediar o campeonato este ano”, afirma vereador Valdir, autor da indicação ao governo do Estado solicitando a inclusão do município no roteiro das sedes do campeonato.

Valdir também aproveita para agradecer o apoio do capitão Osmar Deolindo, que ajudará na organização do evento, ao lado da Secretaria de Esportes, e o empenho do prefeito Waldemir em abrigar o evento na cidade, cuja tradição no truco foi essencial para a candidatura do município, conforme observa o vereador.

“A prática do truco em nossa cidade sempre foi ativa, vide a existência de locais adequados para essa finalidade. Agora, com a realização da etapa estadual, Tupã ganhará ainda mais visibilidade nesta área, além de aumentar ainda mais o interesse pelo hobby”, ressalta o vereador, que é bastante ligado ao universo do truco em razão dos inúmeros amigos que praticam esse jogo.

Promovido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo desde 1976, o Campeonato Estadual de Truco tem como sede a capital paulista, mas é realizado também em algumas cidades do interior. Em 2009 três duplas de Tupã se classificaram entre as 900 iniciais, com destaque para Alessandro e Artur, que ficaram em 4º lugar. Todos os anos ao menos uma dupla se destaca no campeonato, chegando à fase final, como em 1991, quando a dupla formada por Major Osmar e Canhoteiro conquistou o 3º lugar.
.
Andréia Simões