Palestra aborda 20 anos do Estatuto da Criança e Adolescente

Telma Tulim falou sobre o ECA para alunos dos projetos sociais mantidos pela Prefeitura de Herculândia

Publicado em: 24 de junho de 2010

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 20 anos no mês de julho e para celebrar a data o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Herculândia, juntamente com o Conselho Tutelar daquela cidade, promoveram no último dia 21 etapa municipal do IV Encontro Lúdico Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A convidada do encontro foi a vereadora e delegada de polícia, Telma Tulim, que falou sobre os 20 anos do ECA e o protagonismo infanto-juvenil promovido pela promulgação da Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. A palestra foi dirigida às escolas municipais de Herculândia e aos alunos dos projetos sociais mantidos pela Prefeitura da cidade.

“Esses eventos municipais e regionais visam ampliar a participação infanto-juvenil na efetivação das políticas para crianças e adolescentes, além de atender as resoluções do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA) e mais do que isso, servem para incentivar as crianças e adolescentes a participarem efetivamente dos assuntos que lhes são de interesse”, explica a vereadora, que obteve como pagamento pela palestra a doação de cestas básicas repassadas para a Casa do Garoto.

Com o tema “Os 20 anos do ECA e o protagonismo infanto-juvenil: UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL”, o IV Encontro Lúdico é promovido pelo CONDECA com objetivo de avaliar a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente em duas décadas de existência e possibilitar amplo processo de discussão e reflexão.

Conforme explica Telma Tulim, o encontro é uma iniciativa onde crianças e adolescentes do Estado de São Paulo se reúnem para compreender o que é o ECA, avaliar sua implementação e discutir propostas, exercendo assim o protagonismo infanto-juvenil.

Para isto, o CONDECA está realizando em parceria com os conselhos municipais, os encontros municipais e regionais, onde crianças e adolescentes são convocados para reuniões que consistem na orientação e na escolha dos delegados para o IV Encontro Lúdico, que será realizado de 10 a 12 de setembro.

“O Encontro Lúdico Estadual norteará as conferências estaduais e a nacional, previstas para 2011, daí a importância de todos os municípios promoverem suas reuniões e definir as crianças e os adolescentes que participarão deste encontro”, observa a vereadora.

Publicado por: Andréia Simões