Atividades pedagógicas sobre as drogas nas escolas municipais

Objetivo, segundo Telma Tulim, é fortalecer rede de informações e alertar para os males das drogas lícitas e ilícitas

Publicado em: 01 de julho de 2010

Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Combate às Drogas, a vereadora Telma Tulim (PSDB) encaminhou sugestão ao Executivo para incluir na rede municipal de ensino atividades pedagógicas multidisciplinares nas salas de aula sobre a consequência devastadora do uso de drogas, tanto ilícitas como as lícitas.

A vereadora, que também é delegada de polícia e, portanto, conhece bem o terrível submundo das drogas, diz que o aumento do consumo de substâncias tóxicas está crescendo em Tupã. Segundo ela, essa constatação tem como base o número de prisões decorrentes do tráfico de entorpecentes no município e as constantes apreensões de drogas efetuadas pela Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE) local.

“A cada dia é mais precoce o início do uso de drogas e álcool por crianças e adolescentes, que vem associado ao aumento da violência e da delinqüência juvenil. Para piorar, muitas famílias não possuem condições financeiras e emocionais para lidar com esse problema”, avalia.

Diante deste quadro, Telma Tulim sugere a implantação de um trabalho pedagógico intenso na sala de aula para evitar que os jovens caiam na armadilha das drogas. Além disso, a disciplina antidrogas, na sua opinião, poderá ajudar na formação de jovens com melhor autoestima, mais participativos e informados, o que consequentemente, os afastará do mundo das drogas.

“Existem estudos comprovando que em países onde foi aplicado este sistema de atividades pedagógicas, focando na informação e formação dos jovens, foram obtidos resultados expressivos, pois o adolescente com autoestima elevada, forte noção de valores e habilidades, não será presa fácil para as drogas, para a pressão da mídia e para os caminhos contrários à conduta normal do cidadão. Isto demonstra a importância de incutir nos alunos a necessidade de práticas saudáveis, tais como esporte e alimentação adequada”, afirma.

A sugestão proposta pela vereadora tem ainda a propensão de formar um aluno mais crítico e autoconfiante, e, portanto, não sujeito à pressão dos amigos e às imposições de consumo. Neste contexto, a importância de atividades voltadas a temas como a amizade, o respeito, solidariedade, ecologia e reciclagem seriam destacados durante as atividades antidrogas nas escolas municipais. “Certamente começará a surgir uma geração melhor, de jovens críticos e preparados para resistir a tudo que poderá destruir as suas vidas”, acredita.

“A violência, a desestruturação social e familiar, a pobreza, a falta de perspectivas e o desemprego têm relação íntima com o consumo das drogas”, afirma Telma Tulim, que observa que problemas sociais desta envergadura não são resolvidos com repressão e bravata, e sim, com muita informação, persistente e duradoura, durante o período de formação da moral e da maturidade do jovem.

Telma Tulim reconhece que apenas palestras esporádicas não corrigem desvios de conduta e afirma que somente com atividades persistentes, sistemáticas e contínuas realizadas pelos professores com os seus alunos é que será possível atuar com sucesso na formação moral do “cidadão do amanhã”.

Publicado por: Andréia Simões