Cavalgada Tropeira terá shows gratuitos

Destaque será a dupla Guilherme e Santiago, que encerrará evento com show no recinto da Exapit; evento será realizado de 30 de maio a 2 de abril

Publicado em: 13 de abril de 2010

Com a presença de membros da Comitiva Tropeira de Tupã, a Prefeitura divulgou na manhã desta terça (13) a programação da 14ª Cavalgada Tropeira, que acontece no fim de semana do dia 30 de abril a 2 de maio com a finalidade de resgatar as tradições do tropeirismo na cidade e região.

A edição deste ano marca a participação efetiva do poder público municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e da parceria da Câmara Municipal na organização do evento. Além disto, através do vereador Valdir de Oliveira (PDT), o evento recebeu verba de R$ 150 mil do Ministério do Turismo viabilizada pelo deputado federal do PT, Jilmar Tatto. Esse dinheiro possibilitará a contratação de três grandes shows, todos gratuitos para a população, entre eles o da dupla Guilherme e Santiago, que encerrará a Cavalgada no recinto da Exapit.

“A Secretaria ficará responsável pela parte operacional e pela organização do evento, o qual estamos empenhados para que esta edição da Comitiva Tropeira seja um marco na nossa cidade e região”, disse a secretária de Cultura e Turismo, Aracelis Góis Morales, que agradeceu o vereador Valdir por ter destinado a verba obtida junto ao Ministério do Turismo para a contratação dos shows. “Sem esse apoio financeiro não seria possível trazer esses três shows gratuitos à população”, afirmou.

O presidente da Comitiva dos Tropeiros, Eliseu Borsari, observou que este ano o evento ganhará um diferencial, com a amplitude da cavalgada para toda a região. “Até então a organização da Cavalgada ficava a cargo dos próprios tropeiros. Agora com a parceria entre Câmara e Prefeitura estaremos abrindo o evento para toda a população”, disse.

Em nome dos tropeiros, Washington Sanches de Matos, do grupo Remanescentes, lembrou que a cavalgada representa muito mais do que apenas resgatar a tradição centenária do tropeirismo.

“Esse é um momento de descontração e de confraternização entre as pessoas que gostam da cavalgada”, ressaltou, aproveitando para agradecer o apoio do amigo Valdir de Oliveira, “que abraçou tropeirismo em Tupã” e da ajuda da Prefeitura na organização do evento.

Vereador Valdir agradeceu a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo pelo empenho na organização do evento e o prefeito Waldemir por ter encampado a ideia de realizar uma grande Cavalgada Tropeira, que envolva a população.

Valdir conheceu Jilmar Tatto por meio de outro deputado petista, Antônio Carlos Biffi, tupãense radicado no Mato Grosso do Sul e amante do tropeirismo. “Como o deputado Biffi não podia apresentar emendas por São Paulo, já que é de outro Estado, ele nos apresentou ao outro deputado, Jilmar Tatto, que intercedeu junto ao Ministério do Turismo para liberação de recursos que garantirão a realização desses três shows, culminando com a dupla de grande destaque Guilherme e Santiago”, explicou.

O vice-prefeito em exercício, Dr. César Donadelli destacou a parceria da Câmara nos eventos realizados pela Prefeitura e agradeceu o vereador Valdir por ajudar a resgatar a cultura do tropeirismo na cidade e na região. “Esperamos que este evento seja um marco do tropeirismo na região”, disse.

Programação

A 14ª Cavalgada Tropeira de Tupã terá início na sexta-feira, dia 30 de abril, a partir das 18 horas, com a recepção das comitivas no recinto da Exapit e as 21 horas show com a banda Barra de Saia. Está marcada para às 8 horas da manhã seguinte, dia 1º de maio, a saída das comitiva do recinto da Exapit rumo ao distrito de Varpa, passando pela fazenda Luar e com parada para almoço ao meio-dia na fazenda Santa Terezinha e para o jantar típico tropeiro às 20 horas na fazenda Palma, onde está programada apresentação da Orquestra da Viola.

No domingo, dia 2 de maio, a comitiva parte às 8 horas da fazenda Palma, no distrito de Varpa, em direção ao recinto da Exapit, para o encerramento da cavalgada. A noite, a partir das 21 horas, haverá o show de encerramento da Cavalgada com a dupla Guilherme e Santiago.

Os organizadores do evento ressaltam que todos os shows são gratuits e abertos à população. As inscrições para participar da Cavalgada estão sendo feitas na Secretaria de Cultura e Turismo, avenida Tamoios, 1.685 ou pelos telefones 3491-5013 e 3491-3015.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal