Ribeirão parabeniza escola técnica Massuyuki Kawano

Unidade de Tupã foi destaque no Sistema de Avaliação Institucional 2009 do Centro Paula Souza

Publicado em: 12 de abril de 2010

Por iniciativa do presidente Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” (PP), a Câmara aprovou Moção de Congratulações à Escola Técnica Estadual Prof. Massuyuki Kawano pelo excelente resultado obtido no Sistema de Avaliação Institucional – SAI/2009, realizado pela administração central do Centro Paula Souza do Estado de São Paulo, que destacou os bons serviços prestados à comunidade tupãense pela unidade local.

O Sistema de Avaliação Institucional do Centro Paula Souza ocorre no segundo semestre de cada ano letivo, onde as unidades de ensino, as escolas técnicas e FATECS (Faculdades de Tecnologia) do Estado de São Paulo são avaliadas por todos os alunos, professores, funcionários, pais de alunos e ex-alunos.

O sistema de avaliação observa os três indicadores do processo, que representa a eficiência interna da escola (ações pedagógicas desenvolvidas dentro da unidade,) tais como: gestão escolar, infraestrutura e desempenho pedagógico, indicadores de “produto”, que é a eficácia destas ações; e os indicadores de “benefício”, que indicam a relevância e pertinência das ações escolares.

A Escola Técnica Professor Massuyuki Kawano, na avaliação dos três indicadores, se destacou entre as melhores do Estado de São Paulo, e na avaliação dos indicadores do “processo”, alcançou o maior percentual, de 96,4% dos 100% possíveis.

E ainda, segundo o resultado do SAI, o maior percentual no item desempenho pedagógico, foi também da escola de Tupã, recebendo ainda o maior percentual dos indicadores de gestão de todas as escolas do Centro Paula Souza, com 95.7%, e a maior nota, 97,3%, com relação ao item infraestrutura, e 95,7%, o maior percentual, nos itens que avaliam a frequência, pontualidade nos indicadores de “benefício”.

“Como agentes políticos e representantes do povo tupãense, não poderíamos deixar de registrar, em nome de nossa população, a satisfação de ver a unidade do Centro Paula Souza de nossa cidade obter este excelente resultado, elevando o nome da escola de Tupã ao rol das melhores unidades de ensino do Estado de São Paulo”, observa Ribeirão.

O presidente do legislativo municipal diz ainda que a comunidade da escola técnica Massuyuki Kawano, formada pelos seus alunos, professores, funcionários e pelo diretor Mauro Guerra, também merece todos os elogios e reconhecimentos do município pelo desempenho na avaliação estadual.

A unidade de Tupã conta atualmente com mais 1.400 alunos nos três períodos, sendo de manhã ensino médio e tarde e noite ensino técnico em várias áreas, além de classes descentralizadas localizadas na Escola Estadual Índia Vanuíre.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal