Telma Tulim reivindica plano estadual para a pessoa idosa

Chamado de Futuridade, programa do governo visa fortalecer rede de proteção ao idoso no município e promover a qualidade de vida dessa população

Publicado em: 30 de setembro de 2010

Chamado de Futuridade, programa do governo visa fortalecer rede de proteção ao idoso no município e promover a qualidade de vida dessa população


Telma Tulim (PSDB) encaminhou reivindicação ao governador Alberto Goldman e ao secretário de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado, Nivaldo Campos Camargo, para incluir Tupã no plano estadual para a pessoa idosa.

Denominado Futuridade, o programa visa fortalecer a rede de atenção à pessoa idosa e promover a qualidade de vida dessa população, principalmente a que se encontra em situação de vulnerabilidade social e descoberta de seus direitos.

“Se por um lado, viver mais é uma das maiores conquistas da humanidade, por outro, o desafio do crescente envelhecimento em todo mundo é assegurar melhores condições de vida à população idosa e essa é a proposta deste programa estadual, que vem ao encontro do trabalho que hoje já é realizado em nosso município”, observa a vereadora.

Coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, o Futuridade foi criado para fazer frente aos desafios do crescente envelhecimento da população paulista. Os números são bastante expressivos e as projeções indicam que o número de idosos será cada vez maior, conforme previsão da Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados).

O Estado de São Paulo possui 4,3 milhões, sendo que deste total, 1.9 milhão é composto por pessoas com 70 anos ou mais de idade. Em 2020, serão 7,1 milhões de idosos, 2,9 milhões somente de pessoas com mais de 70 anos. “Precisamos nos preparar para este novo futuro, através de políticas públicas de atenção a esta parcela cada vez mais significativa da população”, defende Telma Tulim.

Por meio da articulação e integração das secretarias e órgãos públicos estaduais, prefeituras e sociedade civil, esse programa pretende sensibilizar e instrumentalizar os gestores para que haja o fortalecimento e a expansão de ações voltadas à promoção do envelhecimento ativo no Estado de São Paulo.

Ao tomar conhecimento da amplitude deste plano, a vereadora diz que pretende trabalhar para viabilizá-lo para Tupã. Telma Tulim também observa que são muitas as ações elencadas neste plano, como a promoção de campanhas educativas que deem visibilidade ao acelerado processo de envelhecimento e às especificidades e necessidades da população idosa, e a formação permanente de profissionais que atuam junto à essa população, através do enfoque das múltiplas dimensões do envelhecimento e os direitos do cidadão idoso.

O programa atua no município em dois eixos essenciais: o fortalecimento das estruturas municipais, incentivando a criação de uma rede de atenção à pessoa idosa e desenvolvendo ações e serviços direcionados a esse público e a criação de projetos na área da educação, incluindo o tema do envelhecimento no currículo de todas as escolas do estado, e a ampliação da inclusão digital.


 


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!