Grande público prestigia abertura da mostra sobre Mário Covas

Exposição que retrata trajetória política do ex-governador foi exposta durante Semana da Solidariedade

Publicado em: 12 de abril de 2010

Grande público prestigiou abertura oficial da mostra itinerante Mário Covas – A Ação Conforme a Pregação, na última sexta (9), no stand da Prefeitura na Semana da Solidariedade. Apesar da noite fria, a população participou do evento, que se transformou numa homenagem póstuma da cidade ao ex-governador do Estado e um dos mais expressivos políticos do Brasil.

A mostra foi aberta com a exibição de documentário em vídeo sobre a atuação política do ex-governador, desde o início da carreira até sua morte em 2001.  Em seguida, bastante emocionado, o vereador Lucas Machado (PSDB), responsável por viabilizar a mostra itinerante para a cidade, agradeceu o apoio do deputado estadual Bruno Covas e aproveitou para lhe entregar a placa de Cidadão Benemérito Tupãense que o seu avô recebera da Câmara Municipal em 1999, mas que não tivera tempo de receber.

“O ex-governador Mário Covas não teve tempo de receber a honraria em vida, mas agora, onze anos depois, a placa com o título de cidadão é entregue ao seu neto para ser integrada à exposição”, observou.

Representando o prefeito Waldemir, o vice-prefeito Dr. César Donadelli, acompanhado pela esposa, a vereadora Dra. Lucília, ressaltou a presença dos jovens na abertura do evento, sendo que muitos deles sequer conheceram Mário Covas.

Já o deputado Bruno Covas, em nome dos seus familiares, agradeceu as homenagens e lembrou do carinho do avô por Tupã. Sobre a mostra, ele explicou que ela não é biográfica, mas que tem a função de apenas reforçar a coerência com que seu avô se manteve na política.

Realizada pelo Centro de Memória Mário Covas, a mostra foi viabilizada em Tupã através de parceria entre Câmara e Prefeitura. Durante toda a Semana da Solidariedade os tupãenses puderam conferir, por meio de um extenso acervo fotográfico, as várias fases da vida política de Mário Covas e de momentos marcantes da histórica política brasileira, como os anos negros da Ditadura Militar, a campanha pelas eleições diretas, a instituição da Assembleia Nacional Constituinte e, é claro, os anos do governo Mário Covas.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal