Vereadora quer adesão de Tupã ao programa Jovens Acolhedores
Telma Tulim defende Iniciativa do governo estadual que investe na humanização da assistência nas unidades públicas de saúde através da participação de universitários
Publicado em: 30 de agosto de 2010
Uma iniciativa do governo do Estado que investe no processo de humanização da assistência nas unidades públicas de saúde por meio da participação de estudantes universitários despertou o interesse da vereadora Telma Tulim (PSDB), que está tentando incluir Tupã neste programa.
“Essa é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde que visa aproximar os universitários do Sistema Único de Saúde. Na prática, o estudante recebe bolsa de estudos e os usuários das unidades de saúde, um acolhimento cordial e atencioso. Esses ‘jovens acolhedores’ realizam o primeiro contato com as pessoas que procuram essas unidades, pois são treinados para fazer recepção humanizada”, explica a vereadora.
O governo do estado afirma que uma infinidade de mal-entendidos e dificuldades enfrentadas pelos usuários e trabalhadores no ambiente dos serviços de saúde poderiam ser minimizados quando se ouve, compreende, acolhe, considera e respeita, tanto os usuários como os funcionários.
“Esse é um programa semelhante ao que hoje já é realizado na Escola da Família, onde o universitário é estimulado a participar dos projetos e ações inseridas na sua comunidade”, observa Telma Tulim.
Para participar é preciso que o aluno esteja cursando entre o primeiro e o penúltimo ano da faculdade, em instituições cadastradas neste programa e que tenha disponibilidade de 20 horas semanais, de segunda a sexta, no período da manhã ou da tarde.
O programa oferece bolsa de estudos com valor integral, sendo que a Secretaria de Estado da Saúde arcará, mensalmente, com R$ 350 para cada estudante, devendo o restante da bolsa ser complementado pela instituição de ensino para quitação da mensalidade.
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email