Movimento Voto Consciente avalia os deputados estaduais mais atuantes

Movimento não-governamental visa acompanhar e divulgar trabalho dos parlamentares na Assembleia Legislativa de SP

Publicado em: 14 de setembro de 2010

O Movimento Voto Consciente divulgou recentemente ranking com os dez deputados de São Paulo mais bem avaliados. Em primeiro lugar na lista aparece o deputado estadual Bruno Covas (PSDB), seguido por Roberto Morais (PPS), Rui Falcão (PT), Vitor Sapienza (PPS), Edson Giriboni (PV), Jonas Donizette (PSB), Enio Tatto (PT), Simão Pedro (PT), Marcos Martins (PT) e João Carlos Caramez (PSDB).

A avaliação utilizou critérios como a presença do deputado nas comissões de estudos dos projetos que tramitam na Assembleia Legislativa, a discussão de cada um deles, sua atuação como legislador, a comunicação e resposta do parlamentar aos pedidos de informações, bem como sua presença nas votações nominais realizadas em plenário, sua fidelidade partidária.

“Na verdade o movimento não analisou os 94 deputados, tendo em vista que nós tivemos dois presidentes na Assembleia. Eles excluíram ainda aqueles que ocuparam secretarias de Estado e municipais e que, portanto, se afastaram do cargo de deputado por algum tempo, bem como aqueles que no meio do mandato foram eleitos prefeitos em seus municípios, vice-prefeitos ou renunciaram ao mandato de deputado para que assumisse outro mandato”, observa o vereador Lucas Machado (PSDB), que comentou a lista do Voto Consciente.

Ele destaca a importância do movimento, que alerta o eleitor para a necessidade de pesquisar a vida do candidato. “É importante saber sobre a vida de quem está pedindo o seu voto”, alerta. “Até porque nós precisamos estar atentos em quem são os candidatos, quem são as pessoas que querem nosso voto, pois são 94 deputados estaduais e nós temos 2 mil candidatos. Para deputado federal temos 70 vagas para São Paulo e 1,5 mil candidatos. Portanto, é necessário analisar e checar essas entidades que contribuem para a democracia e para a transparência dos mandatos eletivos e ao final escolher a melhor opção ou pelo menos, aquela opção que a gente acha a melhor”, avalia.

“Neste propósito, o movimento atinge seu objetivo e me chama atenção que alguns deputados que estão em campanha eleitoral no nosso município figuram nesta lista, como o Mozart Russomano, Vinícius Camarinha, Jorge Caruso, Mauro Bragato, Enio Tatto e Bruno Covas”, observa.  Para ver a lista completa da avaliação, acesse www.votoconsciente.org.br

Publicado por: Andréia Simões