Danilo Aguillar sugere água do aquário da Prefeitura para regar Praça da Bandeira

Medida, além de ambientalmente correta, reduziria consumo de água utilizada na manutenção do jardim da praça

Publicado em: 15 de setembro de 2010

Através de indicação, o vereador Danilo Aguillar (PSB) sugere ao prefeito Waldemir utilizar a água do aquário em frente ao Paço Municipal para regar o jardim da Praça da Bandeira, que diariamente consome grande quantidade de água.

Danilo justifica que sua sugestão visa dar um destino adequado a água do espelho d’água que tem sido descartada no esgoto, ao invés de ser reaproveitada para regar as plantas da praça. “Como sabemos, a água é um bem natural precioso e embora encontrada em grande quantidade no nosso município, seu tratamento é caro e trabalhoso. Por isso, essa medida, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, diminuiria o consumo da água utilizada para abastecer o jardim”, explica.

Visão do Futuro

O vereador também busca para Tupã o programa estadual Visão do Futuro, destinado a alunos do primeiro ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais e municipais e que visa promover a saúde ocular das crianças.

O Visão do Futuro é realizado pelo Fussesp (Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural) em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação e Saúde. Por meio de testes de acuidade visual, atendimento oftalmológico e doação de óculos para os alunos o projeto visa corrigir e evitar problemas oculares na criança bem cedo, desde o início de sua vida escolar.

“Esse é um programa de grande alcance social que agora está sendo estendido para o interior e por isso estamos solicitando o apoio do prefeito Waldemir para que as crianças da nossa cidade tenham esse benefício”, observa Danilo.

Para aderir ao programa é preciso que o município celebre convênio com o governo do Estado. No ano passado, apenas na cidade de São Paulo, foram feitos testes de acuidade visual nos 134.141 alunos matriculados na primeira série do ensino fundamental das redes estadual e municipal. Foram distribuídos 500 óculos para as crianças que apresentaram algum tipo de problema durante a avaliação.

Após a triagem inicial, as crianças que apresentam problemas visuais são encaminhadas para os mutirões. Lá, elas são examinadas por médicos que verificaram a necessidade do uso dos óculos. Uma equipe fica disponível nos mutirões para observar qual modelo de armação pode ser adotado pelo aluno, levando em conta a preferência da criança.

Além disso, os alunos que apresentarem dificuldades visuais serão acompanhados anualmente pela rede de serviços de Saúde, garantindo assim a continuidade do atendimento.

Publicado por: Andréia Simões