Dra. Lucília quer divulgação dos direitos do idoso nos hospitais do município

Vereadora sugere que cartazes sejam fixados nas portarias, informando direito do idoso a acompanhante nas internações

Publicado em: 15 de setembro de 2010

A vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV) está solicitando ao prefeito Waldemir medidas para que os hospitais públicos de Tupã coloquem cartazes nas portarias informando sobre o direito do idoso a acompanhante em casos de internação ou observação, conforme assegura o Estatuto do Idoso.

A iniciativa, em sua opinião, ajudaria a cumprir a legislação federal ao mesmo tempo em que inibiria possíveis abusos. “Ao disponibilizar a informação na entrada dos hospitais o direito do idoso estaria ao alcance de todos, o que impediria de algum estabelecimento não cumprir o Estatuto do Idoso”, justifica a vereadora.

Dra. Lucília lembra que é de extrema importância a presença de um acompanhante com o idoso nos hospitais, pois pesquisas revelam que um cuidador ao seu lado já conhece a rotina do idoso, o que favorece o tratamento, além de transmitir confiança e carinho. “Sem contar que o acompanhante acaba aprendendo novas maneiras de lidar com o idoso durante sua permanência no hospital”, ressalta.

Faixa de pedestre

A vereadora também está solicitando ao setor de trânsito do município implantação de vagas especiais para estacionamento de veículos de idosos e de portadores de deficiência física na rua Francisco Melhado, em frente ao supermercado Varejão Secco. Ela solicita ainda pintura de faixa de pedestre no local.

“O Código de Trânsito Brasileiro prevê o uso de sinalização viária adequada ao estacionamento de veículos de condutores de pessoas com deficiência e idosos, o que torna necessária e indispensável a criação de vagas especiais em frente ao supermercado para assim facilitar o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção ao estabelecimento”, justifica.

Já a faixa de pedestre, explica a vereadora, é para trazer mais segurança às pessoas que passam pelo local. Dra. Lucília diz que essa é, inclusive, uma reivindicação dos próprios moradores.

Publicado por: Andréia Simões