Vereador quer incentivar prática do teatro nas escolas

Através de projetos educativos, Luis Carlos pretende despertar gosto pelo teatro entre alunos da rede pública de ensino

Publicado em: 08 de abril de 2010

Através de projetos educativos, Luis Carlos pretende despertar gosto pelo teatro entre alunos da rede pública de ensino


Através de indicação à administração municipal, Luis Carlos Sanches (PTB) tenta implantar na rede municipal de ensino projetos para incentivar a prática do teatro. O vereador sugere os projetos A Escola Faz Teatro, Teatro na Escola ou ainda o Teatro do Estudante para despertar nos alunos o gosto pela modalidade cultural. Ao final de cada ano letivo, as escolas realizariam uma mostra de teatro infantil.

“O teatro na escola é um meio rico, diverso e fácil de ser trabalhado com crianças”, afirma Luis Carlos. “A criança sendo estimulada pelo teatro começará a inventar personagens, desenvolvendo e aprimorando o diálogo com eles”, analisa.

Essa criação livre e natural a que se refere o vereador pode levar à diálogos proporcionados por histórias lidas e ouvidas, textos prontos para este tipo de teatro.

“Geralmente, as crianças pequenas começam a brincar sozinhas com seus bonecos e pouco a pouco vão unindo-se com outras crianças, criando os seus próprios fantoches e iniciando a socialização, pois percebem a necessidade de esperar sua vez para falarem, para ouvir os outros, respeitar a opinião dos colegas e exprimirem um manifesto de suas opiniões usando de argumentos plausíveis”, explica Luis Carlos.

Segundo ele, as brincadeiras com fantoches permitem que a criança desenvolva a expressão oral e artística, pois os bonecos levam a criança sempre ao mundo da imaginação e do faz-de-conta. Já os alunos maiores, do ensino fundamental, usam o fantoche para expressarem seus pensamentos de uma forma mais livre. Contam suas ações, seus desejos, aventuras, reproduzem fatos e histórias lidas e ouvidas do seu dia-a-dia.

Luis Carlos diz que o teatro de bonecos também estimula a criança a desenvolver a potencialidade da voz porque, de acordo com o personagem representado, a criança pode falar grosso, fino, imitar sons de bichos, de elementos da natureza, abrindo momentos lúdicos e sensórias.

“A criança ao ouvir aos mais diversos sons, ela provavelmente ouve com mais interesse o que os outros falam. Isso faz com que ela perceba a musicalidade de uma canção e o seu ritmo, sendo considerado um fator fundamental na educação da audição”, analisa.

Além disso, especialistas afirmam que o teatro de bonecos pode revelar ao professor aspectos do desenvolvimento da criança que não são observados durante os trabalhos escolares tradicionais. Com isso, o professor poderá direcionar atividades educativas e recreativas de acordo com a capacidade da criança, transformando-se numa técnica didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem.

Na opinião do vereador, muito mais do que apenas diversão, o teatro dentro da sala de aula é uma prática rica que beneficia alunos e também professores, que através da “atuação” de cada criança pode verificar sua personalidade, suas características comportamentais, sociais e de valores morais e com isso enriquecer e aprimorar a sua interação com o grupo.

“Aos alunos que têm a chance de participar deste tipo de trabalho, se este for bem conduzido, provavelmente irão enfrentar com menos dificuldades as situações de seu cotidiano, exteriorizando os sentimentos e tendo uma maior liberdade de expressão de todos os seus atos”, observa.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal


Publicado por: Andréia Simões

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