Telma Tulim volta a defender implantação de núcleo de apoio às vítimas de violência

Órgão seria voltado ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica, a exemplo do NAM de Marília

Publicado em: 22 de setembro de 2010

Desde o início do seu mandato, vereadora Telma Tulim (PSDB) vem defendendo a importância de se implantar em Tupã um órgão de atendimento e apoio às mulheres vítimas de violência doméstica.

Por meio de visitas a projetos bem sucedidos em outras cidades, como o NAM de Marília (Núcleo de Apoio Multidisciplinar Especializado no Atendimento às vítimas de Violência Doméstica e Familiar), e baseada na experiência de 19 anos à frente da Delegacia de Defesa da Mulher de Tupã, Telma Tulim tem lutado para demonstrar a necessidade de um projeto desses no município.

“Tenho lutado pela criação de um centro de referência para atendimento e apoio à mulher vítima de violência familiar como forma de frear a ocorrência dos casos de violência que continuam a atormentar tantos lares em nossa cidade”, diz a vereadora, que cita como bom exemplo o NAM de Marília, uma iniciativa que deu certo.

O NAM é um núcleo de apoio especializado no atendimento às vitimas de violência doméstica e familiar, que visa propiciar acolhimento humanizado, com apoio e orientação à vítima e a seus familiares e o encaminhamento dessas vítimas e de seus familiares a redes de serviços de atendimento à mulher em situação de violência.

A principal finalidade do projeto é combater a violência doméstica, apresentando alternativas através do auxílio às famílias para encontrarem o caminho da não violência; atendimento e orientação a essas vítimas, seus familiares e agressores de forma a evitar a reincidência; e a elaboração, junto com a vítima, de estratégias preventivas no sentido de construir passos para romper o ciclo de violência presente em seu lar ou relações afetivas.

O NAM também articula ações com redes de serviços de atenção às vítimas de violência existentes no município e na região, promove palestras educativas sobre a não violência contra a mulher e desenvolve ações sociais em conjunto com a Polícia Civil, destacando as ações que podem ser desenvolvidas em conjunto também com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

A equipe do NAM geralmente é composta por assistentes sociais cedidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e psicólogos, advogados e estagiários voluntários das áreas de Direito, Psicologia e Serviço Social.

“O atendimento multiprofissional ofertado pelo NAM potencializa a capacidade de proteção da família, favorecendo a reparação da situação de violência vivida. Por isso, acredito que essa bem sucedida iniciativa, que tive a oportunidade de conhecer, poderia perfeitamente ser desenvolvida em nossa cidade”, afirma Telma Tulim.

Publicado por: Andréia Simões