Projeto institui Dia do Doador de Medula Óssea

Iniciativa do vereador Lucas Machado visa ampliar ações para captação de novos doadores no município

Publicado em: 27 de setembro de 2010

Tramita na Câmara Municipal Projeto de Lei 49/2010, de autoria do vereador Lucas Machado (PSDB), que institui no município o dia 22 de julho como Dia do Doador de Medula Óssea. A matéria está sendo analisada pelas comissões do legislativo e ainda não tem prazo para ser apreciada.

Em julho último o vereador organizou em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos campanha para captação de doadores de medula óssea na cidade, onde foram cadastradas 2.021 pessoas durante uma semana.

“Vinte e dois de julho é o dia em que foi realizado o lançamento da Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea em nossa cidade, uma iniciativa que foi bem sucedida e que por esse motivo decidimos estabelecer uma data para lembrar a população sobre a importância de ser um doador de medula”, diz Lucas, explicando a razão pela qual escolheu a data.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a chance de se encontrar uma medula óssea compatível com a de outra pessoa no país é de apenas uma em cem mil, daí a necessidade e a importância de campanhas para captação de doadores no território nacional.

“As campanhas de cadastro de doadores são realizadas com objetivo de aumentar o número de potenciais doadores, pois quanto maior o número de doadores, maior a probabilidade de se encontrar o doador ideal”, explica o vereador, que se tornou um doador de medula neste ano e por este motivo esperar sensibilizar mais tupãenses instituindo uma data específica sobre o assunto no município.

“Ser um doador de medula óssea é um ato nobre capaz de salvar vidas, pois o transplante de medula óssea pode ser a única alternativa de tratamento para pessoas com leucemias, linfomas, certas anemias e outras doenças hematológicas”, lembra.

Lucas Machado diz ainda que a missão das campanhas e ações desenvolvidas em todo o país é justamente viabilizar o transplante de medula óssea àqueles pacientes que não possuem doadores compatíveis em suas famílias e que dependem de um simples gesto de solidariedade da sociedade civil para salvarem suas vidas.

“Enfim, a doação de medula óssea é um gesto de solidariedade, de amor ao próximo e este projeto de lei, embora de maneira singela, caminha ao encontro da valorização de medidas positivas à vida”, afirma.

A cada ano, milhares de crianças e adultos, depois de esgotarem todas as alternativas de tratamento, desenvolvem doenças cujo tratamento indicado é o transplante de medula óssea, uma vez que a doença atingiu determinado estado onde apenas o transplante é capaz de oferecer uma chance de cura.

Publicado por: Andréia Simões