Dra. Lucília quer reduzir uso das sacolas plásticas em Tupã

Vereadora pretende reunir comerciantes para encontrar alternativas ecologicamente viáveis para substituição desses materiais

Publicado em: 08 de abril de 2010

Desde o ano passado a vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV) tenta encontrar alternativas viáveis junto à Associação Comercial de Tupã (ACIT) e Sindicato do Comércio Varejista de Tupã (Sincovat) para reduzir o uso das sacolas plásticas no comércio local. Objetivo é substituir essas sacolas, que demoram até 400 anos para se decompor na natureza, por outras de materiais ecologicamente corretos, como as retornáveis ou as oxi-biodegradáveis.

“Essa iniciativa vai ao encontro da tendência mundial para redução das sacolas plásticas e inclusive já vem sendo adotada com sucesso em várias cidades brasileiras”, observa a vereadora do Partido Verde.

O trabalho da Dra. Lucília visa primeiramente atingir os comerciantes, através de reuniões com representantes de supermercados e estabelecimentos congêneres para discutir alternativas viáveis para substituição das sacolas.

“Através da Acit e do Sincovat pretendemos iniciar as discussões com o comércio local para buscas alternativas à utilização das sacolas plástica, que são utilizadas em grande escala e sem exceção, por todos os estabelecimentos comerciais da nossa cidade”, esclarece.

Em razão da gravidade da situação e dos estragos ambientais que esta prática provoca, a discussão sobre a substituição das sacolas plásticas comuns por outras que não agridam tão fortemente a natureza ou ainda a utilização de sacolas próprias e retornáveis para o acondicionamento de mercadorias, saiu dos discursos panfletários de ambientalistas e deu inicio a uma série de medidas administrativas, como a criação de leis estaduais e municipais visando a adequação desta prática à realidade atual e obrigando estabelecimentos a substituírem ou extinguirem a utilização das sacolas plásticas

A vereadora reconhece que a discussão precisa envolver toda a sociedade e por isso defende a realização de ampla campanha para conscientizar os consumidores sobre a importância de frear a utilização do plástico na composição dessas sacolas.

“Sabemos que tal mudança não se faz apenas pela força da lei, como temos observado em várias cidades brasileiras. Através da conscientização da população e dos comerciantes sobre a preservação do nosso solo e das riquezas naturais que possuímos é que estamos tendo como ponto de partida a discussão com todas as partes envolvidas, para que posteriormente possamos criar uma legislação adequada à realidade de Tupã e que esta seja seguida por todos”, afirma.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal