Valdir busca recursos federais para ampliar aquisição de remédios pelo município

Vereador tenta viabilizar verba de R$ 80 mil para Secretaria Municipal de Saúde

Publicado em: 06 de outubro de 2010

Com a proposta de auxiliar a aquisição de medicamentos pela Secretaria de Saúde, vereador Valdir de Oliveira (PDT) está tentando viabilizar verba de R$ 80 mil junto ao governo federal. Esses recursos permitiriam ampliar a quantidade e a diversidade dos remédios disponibilizados pela rede municipal.

A distribuição de medicamentos à população de baixa renda do município é feita pela Secretaria de Saúde, através da farmácia municipal, com objetivo de amenizar a procura por remédios. 

“Porém, esses medicamentos muitas vezes não são suficientes para atender a grande demanda do município, o que impede que muitas famílias de baixa renda possam realizar o tratamento adequado prescrito pelos médicos da rede municipal de saúde”, analisa Valdir.

A Secretaria de Saúde, através da farmácia municipal, oferece medicamentos à população dos programas Dose Certa, Hanseníase, Tuberculose, Hipertensão, Suplemento de Ferro, DST- AIDS, saúde mental e saúde da mulher. Os remédios são fornecidos mediante receita do SUS.

Além da unidade localizada na avenida Tapuias, a secretaria mantém farmácias nos PSFs A e Vila Abarca, Ambulatório de Doenças Infecto-Contagiosas e Saúde Mental. Juntas, essas unidades oferecem aproximadamente 120 itens básicos de farmácia para o auxilio de pessoas que necessitam de tratamento medicamentoso para as mais diversas enfermidades. 

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, os medicamentos para o tratamento de hipertensão e diabetes são os de maior demanda. O setor de Alto Custo, departamento farmacêutico que atende pessoas que necessitam de medicamentos mais complexos, como doenças crônicas, degenerativas, colesterol, asma, entre outros, conta com cerca de 220 itens padronizados pelo Ministério da Saúde que assistem no tratamento de cerca de 1,5 mil usuários cadastrados pela secretaria.

Para abastecer toda a rede de farmácias municipais, a Secretaria de Saúde mantém a Central de Abastecimento de Farmácias (CAF) que distribui os medicamentos para as unidades do município e dos três distritos, conforme a demanda de cada uma.
  


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!