Manzano pede distribuição no município de manual de prevenção de quedas de idosos
Cartilha editada pelo governo do estado orienta sobre prevenção de acidentes entre pessoas idosas
Publicado em: 14 de outubro de 2010
As quedas nas pessoas idosas são comuns e aumentam progressivamente com a idade em ambos os sexos e em todos os grupos étnicos e raciais. Pensando nisto, o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Gestão Pública, editou o Manual de Prevenção de Quedas da Pessoa Idosa, documento cuja proposta é orientar e prevenir acidentes entre idosos no ambiente doméstico.
Como membro do Conselho Municipal do Idoso, juntamente com a vereadora Dra. Lucília Donadelli, Valdemar Manzano (PPS) está solicitando ao governo do estado mil exemplares sem ônus ao município para serem distribuídos nas entidades que atuam no segmento da terceira idade em Tupã.
“Pude conferir um exemplar desta cartilha que foi enviado à Câmara e achei o material didático e inteligente, bastante útil para que as famílias tomem cautelas para evitar as quedas acidentais de idosos em ambientes domésticos”, justifica.
Os acidentes por quedas afetam a qualidade de vida do idoso por consequências psicossociais, pois provocam sentimentos como medo, fragilidade e falta de confiança. Muitas vezes funcionam como inicio da degeneração do quadro geral do idoso, pois além de reduzir sua mobilidade, afeta as atividades sociais e recreativas e provoca possíveis fraturas, traumatismos cranianos, podendo até levar à morte.
O Manual de Prevenção de Quedas da Pessoa Idosa apresenta alguns fatores de risco que podem contribuir para possíveis quedas e dá pequenas dicas que ajudam a tomar medidas de prevenção no ambiente domiciliar, onde ocorre a maioria das quedas.
“Todos nós sabemos que quando uma pessoa de idade avançada sofre uma queda, via de regra, dada a descalcificação da sua composição física, ocorre uma fratura. E aí é aquele sofrimento não só para o paciente, mas para toda a família. Por essa razão entendemos ser importante a distribuição dessas cartilhas para o segmento que cuida dos idosos em nossa cidade”, justifica.
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email