Danilo Aguillar quer incentivar consciência alimentar nas escolas

Para isto, vereador pretende implantar no município programa estadual que visa reduzir índice de obesidade infantil

Publicado em: 20 de outubro de 2010

Com a proposta de incentivar a alimentação saudável desde a infância, o vereador Danilo Aguillar (PSB) busca viabilizar para Tupã o programa Consciência Alimentar, iniciativa do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP) em parceria com as secretarias de Estado de Agricultura e Abastecimento, Educação e Saúde.

O programa, voltado para as escolas de educação infantil, consiste na realização de oficinas para as crianças com aulas teóricas e práticas sobre a importância da alimentação saudável, além da elaboração de receitas nutritivas para o público infantil. Cada criança recebe um kit contendo avental, livro com atividades lúdicas e receitas direcionadas, além de vídeos sobre consciência alimentar para os alunos e suas famílias.

“Esse programa foi estruturado a partir da preocupação com o índice de obesidade nas escolas. O FUSSESP realizou uma pesquisa na rede estadual de ensino justamente para identificar a gravidade do problema e foi constatado que muitas crianças estavam acima do peso e com anemia devido à má alimentação”, explica Danilo, que vê na iniciativa uma oportunidade para despertar hábitos saudáveis na população desde cedo.

Coordenado pelo FUSSESP, o programa Consciência Alimentar é desenvolvido por uma equipe técnica formada por nutricionistas e técnicos em nutrição da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

Adotado com sucesso em vários municípios paulistas, o programa visa conscientizar alunos e pais sobre a importância de uma alimentação saudável, focando no papel da mãe como formadora de bons hábitos e da sua responsabilidade no preparo dos alimentos, e nas crianças como agentes de formação de novos hábitos de consumo por meio das atividades realizadas nas escolas.

Publicado por: Andréia Simões