Tupã sedia mostra itinerante sobre ex-governador Mário Covas

Lucas Machado viabilizou mostra para a cidade, que acontece de 7 a 11 de abril no stand da Prefeitura durante a Semana da Solidariedade

Publicado em: 06 de abril de 2010

Em parceria com a Prefeitura de Tupã, a Câmara Municipal traz para a cidade a mostra itinerante Mário Covas – A Ação Conforme a Pregação, uma seleção de fotos e documentos que retratam a vida política do ex-governador de São Paulo.

Viabilizada pelo vereador Lucas Machado (PSDB), a exposição poderá ser visitada pela população a partir desta quarta (7), no stand da Prefeitura durante a Semana da Solidariedade, no recinto da Exapit. A abertura oficial da mostra está programada para a sexta-feira (9), às 20h30, com a presença do deputado estadual e neto de Mário Covas, Bruno Covas.

“Essa exposição dará ao povo tupãense a oportunidade de conhecer ou de relembrar fatos da vida pública de um dos mais destacados homens da cena política contemporânea brasileira”, comenta Lucas Machado, que aproveita para agradecer o apoio do deputado Bruno Covas junto ao Centro de Memória Mário Covas, entidade responsável pela realização da mostra que já percorreu várias cidades do interior paulista, além das capitais Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).

Idealizada pelo arquiteto Haron Cohen, a mostra itinerante Mário Covas – A Ação Conforme a Pregação é composta por 35 painéis com imagens que recuperam fatos marcantes da vida política do Brasil, como os dias negros da ditadura militar, a campanha pelas eleições diretas para presidente da República, a instituição da Assembleia Nacional Constituinte e os anos do governo Mário Covas.

Apesar de contar com fotos e documentos do vasto acervo do Centro de Memória Mário Covas, a exposição não é biográfica e tampouco pretende abordar a trajetória política do ex-governador paulista, conforme observa Lucas Machado.

“Trata-se apenas de uma seleção de fotos e documentos que procuram mostrar um traço marcante de Mário Covas: a coerência com que cumpriu durante toda a sua vida política e o seu compromisso com as causas do povo brasileiro”, esclarece.

O vereador diz que, ao observar a mostra, o visitante terá nítida noção de que a pregação política do parlamentar Mário Covas, enquanto deputado e senador, guarda plena relação com a sua ação como chefe de executivo, durante seus mandatos de prefeito e governador.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal