Telma Tulim busca programa de apoio à pessoa portadora de deficiência física

Vereadora quer implantar em Tupã programa que auxilia deficientes a ingressarem no mercado de trabalho

Publicado em: 08 de novembro de 2010

A vereadora Telma Tulim (PSDB) tenta viabilizar junto ao prefeito Waldemir a inclusão de Tupã no Programa de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência Física, iniciativa criada em 1995 com objetivo de auxiliar essas pessoas a ingressarem no mercado de trabalho.

O programa também visa proporcionar ao trabalhador com deficiência a obtenção e a manutenção do seu emprego, sua qualificação profissional, bem como atuar nas relações de trabalho para desenvolver uma consciência que permita a empregabilidade e o pleno desenvolvimento da cidadania.

Isso é feito por meio da inscrição dos candidatos no sistema online de intermediação de mão-de-obra Emprega São Paulo, cursos de qualificação profissional, orientação e eventos que visem ampliar e garantir a inclusão no mercado. Até hoje, mais de 9.276 pessoas com deficiência conseguiram emprego graças à atuação deste programa.

“Esse trabalho é desenvolvido através de parceria com empresas para fornecimento de vagas à pessoas com deficiência. Na rede do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) é feito atendimento e cadastro de portadores de deficiência interessados em emprego, que depois são encaminhados para preenchimento das vagas oferecidas. Essa iniciativa do governo paulista de inclusão social merece nossos louvores e por isso estamos tentando viabilizá-la para a nossa cidade, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico”, explica a vereadora.

O Programa de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência Física oferece às empresas assessoria técnica para análise de funções, acessibilidade e estrutura do ambiente de trabalho; palestras para gestores e colaboradores sobre contratação e integração da pessoa com deficiência; orientação para elaboração de plano de trabalho para o cumprimento da Lei de Cotas (Lei nº 8.213/1991); e pré-seleção dos candidatos.

Publicado por: Andréia Simões