Dra. Lucília quer adesão de Tupã ao programa Saúde na Escola

Vereadora defende implantação do programa no município já no início do ano que vem

Publicado em: 09 de novembro de 2010

A Câmara aprovou indicação da vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV) aos secretários municipais Antônio Brito (Saúde) e Carla Ortega (Educação) para que façam o pacto de adesão do município ao programa Saúde na Escola, iniciativa do governo federal que visa oferecer atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público.

Dra. Lucília solicita que a implantação do programa no município comece no início de 2011, dentro do calendário escolar. “Este programa já vem sendo discutido pelas secretarias de Educação e Saúde e devido a sua eficácia e relevância deveria ser implantado em nossa cidade o mais rápido possível”, observa.

Criado em 2007, o programa já beneficiou mais de 8,460 milhões de estudantes de 695 cidades brasileiras. A meta é alcançar 23,5 milhões de crianças e jovens até 2011. O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e Educação, por meio de financiamento e fornecimento de materiais e equipamentos para as escolas e equipes de saúde.

O PSE também trabalha para integrar as redes de serviços do setor educação e do Sistema Único de Saúde nos territórios, com o fortalecimento e sustentação da articulação entre as escolas públicas e as unidades de saúde da família, por meio da realização de ações dirigidas aos alunos.

Dra. Lucília explica que essa iniciativa interministerial tem como propósito reduzir as vulnerabilidades e contribuir para a promoção da saúde dos estudantes, promovendo ações sobre questões relacionadas à saúde integral, como qualidade de vida, prevenção das DST/Aids, gravidez não planejada, diversidade sexual, drogas, promoção da cultura de paz, por meio do desenvolvimento articulado de ações no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde.

Atualmente, existem grupos gestores estaduais em todos os estados brasileiros e aproximadamente 600 municípios desenvolvem ações do programa.

Publicado por: Andréia Simões