Câmara homenageia professor tupãense avaliador do MEC

André Luis Sanches foi selecionado pelo Ministério da Educação para ser avaliador dos cursos de Direito do país

Publicado em: 23 de novembro de 2010

A vereadora Telma Tulim (PSDB) entregou Moção de Congratulações ao professor universitário tupãense, André Luis Sanches, em razão de sua indicação pelo MEC (Ministério da Educação) ao cargo de avaliador dos cursos universitários do país.

No Brasil inteiro, apenas 40 professores foram selecionados, desses, três eram do Estado de São Paulo, entre eles, André Luis Sanches. “Para esta Câmara é um orgulho ver um membro de nossa comunidade receber tão importante função. Conheço sua trajetória e sei de sua responsabilidade, que irá refletir nos processos de reconhecimento dos cursos superiores do país”, disse Telma Tulim, em nome dos demais vereadores.

Bacharel em Direito pela Fadap com mestrado na área, André Luis tem especializações em docência no ensino superior e em direito processual. Foi professor da Unitoledo de Araçatuba entre os anos de 2001 e 2009, onde lecionou nos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação e pós-graduação lato sensu (especialização) em Direito Processual.

Atualmente ele leciona na FADAP-FAP no curso de Direito e Faculdades ESEFAP nos cursos de Nutrição, Enfermagem e Educação Física. André ainda acumula o cargo de Diretor de Serviço do Fórum da Comarca de Tupã e tem experiência na participação dos Colegiados de Curso, Núcleo Docente Estruturante (NDE), Comitê de Ética em Pesquisa, Núcleo de Monografia de Final de Curso, atuando inclusive como orientador e membro de Banca Examinadora.

Embora dono de um vasto currículo na área do Direito, André Luis contou que o convite do MEC para participar do curso de capacitação de avaliadores em Brasília o pegou de surpresa. “Recebi um email do MEC comunicando que meu currículo havia sido pré-selecionado para ser avaliador e que eu tinha 24 horas para responder e finalizar minha inscrição. No início achei que fosse pegadinha, pois nem sabia que meu currículo preenchia os requisitos para ser avaliador”, afirmou.

Depois de constatar que não era brincadeira, André respondeu o email e embarcou para Brasília, onde participou nos dias 14 e 15 de outubro da capacitação ministrada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) junto com mais 40 professores do país.

Sua tarefa como avaliador de instituições de ensino consistirá em analisar a organização didático-pedagógica do curso, o plano de desenvolvimento institucional, o projeto pedagógico, o perfil do corpo docente, as instalações físicas, entre outros quesitos considerados indispensáveis para uma qualidade satisfatória.

“O intuito do MEC-INEP não é fechar cursos, e sim fazer com que as instituições cumpram com suas propostas protocoladas no respectivo órgão. Nós avaliadores vamos constatar in loco o que foi proposto e o que é realizado pela instituição. Uma avaliação gera consequências para a sociedade. Informando a situação daquela Instituição para o Estado, possibilitamos o desenvolvimento de políticas públicas, desenvolvimento do seu plano institucional, a revisão de sua missão, planos, métodos e trajetória”, explicou André, que na entrega da homenagem estava acompanhado pelo pai e pelo irmão, o vereador Luis Carlos Sanches.

Depois de agradecer a honraria, André observou que a Câmara tem tido a sensibilidade de reconhecer o trabalho dos membros da sociedade tupãense e por isso disse se sentir lisonjeado em receber este reconhecimento.

Publicado por: Andréia Simões