Dra. Lucília pede unidade de radioterapia para Tupã

Objetivo é evitar deslocamento de pacientes para tratamento em outras cidades

Publicado em: 24 de novembro de 2010

A vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV) está pleiteando junto ao prefeito Waldemir e ao secretário de Saúde Antônio Brito, instalação de uma unidade de radioterapia em Tupã. Objetivo é evitar o deslocamento de pacientes para tratamento em outros municípios da região.

“Hoje temos muitos pacientes com câncer que se deslocam semanalmente para cidades como Marília para receber tratamento de radioterapia. No entanto, se tivéssemos a unidade em nosso município esse deslocamento seria evitado, o que contribuiria muito para a melhora do paciente, que durante esse tratamento necessita de repouso”, justifica a vereadora.

A radioterapia é um tratamento médico que utiliza radiações ionizantes no combate ao câncer com o intuito de destruir as células cancerosas, preservando ao máximo as células sadias.

Educação em saúde

Dra. Lucília também está sugerindo ao secretário de Saúde e ao chefe do Executivo a instalação de um pólo permanente de educação em saúde no município. Esse pólo serviria como estratégia de fortalecimento do SUS e melhoria da qualidade da atenção básica em saúde de Tupã.

A iniciativa foi criada em 2003 pelo Ministério da Saúde, por meio da Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 335/27/11/2003 e instituída pela Portaria nº 198, de 13 de fevereiro de 2004, que implantou a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

“Através dessa iniciativa, o Ministério da Saúde propõe a adoção da educação permanente como a estratégia fundamental para a recomposição das práticas de formação, atenção, gestão, formulação de políticas e controle social no setor da saúde, cujas linhas orientadoras estão definidas neste documento aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde em 04 de setembro de 2003”, explica a vereadora.

Publicado por: Andréia Simões