Telma Tulim defende implantação de Centro de Atenção Psicossocial

Considerados dispositivos de atenção à saúde mental, centros fazem parte da reforma psiquiátrica brasileira

Publicado em: 08 de dezembro de 2010

A vereadora Telma Tulim (PSDB) apresentou indicação ao prefeito Waldemir e ao secretário de Saúde, Antônio Brito, solicitando estudos para implantação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Tupã.

Objetivo é oferecer atendimento psicológico gratuito aos dependentes químicos, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos mesmos através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

“O CAPS é um serviço de saúde municipal, aberto e comunitário, que promove um trabalho de recuperação de jovens que infelizmente se tornaram usuários de entorpecentes, um problema grave que cresce no meio da nossa sociedade. O problema das drogas é uma questão de saúde pública e justamente por isso defendemos a implantação desse centro”, justifica a vereadora.

Os Centros de Atenção Psicossocial, entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao hospital psiquiátrico no país.

Entre as inúmeras funções do CAPS, está o atendimento clínico em regime de atenção diária para evitar as internações em hospitais psiquiátricos. Dessa maneira, esse serviço dá suporte à saúde mental na rede básica, articulando estrategicamente as políticas para o setor no município.

“Estes serviços devem ser substitutivos e não complementares ao hospital psiquiátrico”, lembra Telma Tulim. De fato, o CAPS é o núcleo de uma nova clínica, produtora de autonomia, que convida o usuário à responsabilização e ao protagonismo em toda a trajetória do seu tratamento.

A proposta de cuidado ao portador de transtorno mental no interior dos CAPS é baseada em ações que visam a sua reabilitação psicossocial, pela busca de autonomia e de cidadania, ressaltando a integridade e as influências biopsicossociais no tratamento a ser executado.

“Dessa forma o CAPS será um instrumento que viabiliza a relação entre a família e usuário e entre o usuário e a instituição, incentivando a participação dos familiares, profissionais, e da comunidade nos projetos propostos a fim de gerar uma parceria”, observa a vereadora.

Publicado por: Andréia Simões