Luis Carlos Sanches busca liberar verba de R$ 1 milhão para hospital São Francisco

Dinheiro será utilizado na compra de equipamentos para centro cirúrgico, UTI, setor de imagem e diagnóstico e ambulatório

Publicado em: 14 de dezembro de 2010

Vereador Luis Carlos Sanches (PTB) encaminhou indicação ao deputado federal Candido Vaccarezza buscando liberar verba federal de R$ 1 milhão em prol do hospital São Francisco. O dinheiro será utilizado na aquisição de equipamentos para o centro cirúrgico, UTI, setor de imagem e diagnóstico e no atendimento médico-ambulatorial do hospital.

O documento aprovado pela Câmara leva assinatura também dos vereadores Ribeirão (PP) e Ninha Fresneda (PSDB) e visa agilizar a liberação de recursos junto ao governo federal, por meio da intervenção política do deputado petista Cândido Vaccarezza.

O hospital São Francisco é referência regional, através da DRS (Diretoria Regional de Saúde) de Marília, de atendimento para 20 municípios, com um total de aproximadamente 300 mil habitantes.

“Além do mais, cerca de 68% das internações e 93% dos atendimentos de urgência/emergência são  realizados através do SUS, motivo pelo qual entendemos ser necessária e providencial a destinação de recursos financeiros federais objetivando equipar e modernizar ainda mais este conceituado hospital”, justifica Luis Carlos.

Conforme ressalta os vereadores, a quantia de R$ 1 milhão será de grande importância para ajudar o hospital a equipar ainda melhor suas áreas de atendimento médico-hospitalar, principalmente setores como o centro cirúrgico, a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e o setor de Imagem/Diagnóstico. “Estes setores de atendimento necessitam hoje de acesso a equipamentos modernos e com poder de diagnosticar e tratar doenças com mais rapidez e precisão”, observa o vereador.

Equipamentos

Dentre os equipamentos pretendidos pelo hospital, está a compra de novas camas hospitalares. Para se ter uma ideia, o hospital São Francisco possui hoje 62 leitos para atendimento aos usuários do SUS e outros seis na UTI. A direção do hospital também reivindica a necessidade de autoclaves para esterilização de materiais cirúrgicos, respirador, monitor cardíaco, oxímetro de pulso, aparelho de anestesia, entre outros equipamentos.

Entretanto, Luis Carlos observa que boa parte dessa verba, dentre outras aquisições, seria usada também para a compra de equipamentos mais onerosos, como arco cirúrgico, endoscópio e colonoscópio.

O arco cirúrgico é um aparelho composto de raio X e monitores que permite a visualização da imagem dos órgãos. Com ele, as cirurgias ficam mais precisas e causam menos traumatismo ao paciente. Além disso, o tempo de operação pode ser abreviado. O aparelho é dotado de localizador a laser e monitores de alta definição e pode documentar o exame através de disquete, filme fotográfico ou radiológico.

Por outro lado, endoscopia é um procedimento para a visualização, o diagnóstico do trato gastrointestinal através de vídeo, podendo detectar mais cedo uma doença. Portanto, o endoscópio é um aparelho em forma de tubo, como se fosse uma mangueira com uma pequena câmera na ponta e um chip eletrônico levando a uma TV a imagem possibilitando identificar lesões através dos diagnósticos.

Já a colonoscopia consiste na introdução, pelo ânus, de um tubo flexível (colonoscópio) que permite a visão direta do interior destes segmentos intestinais, com imagem ampliada e de alta definição. É um meio seguro e fácil para o diagnóstico e, eventualmente, tratamento das doenças do reto, do cólon e do íleo terminal.

Publicado por: Andréia Simões