ARTAP conquista título de Utilidade Pública Estadual

Entidade obteve condição graças ao trabalho do vereador Lucas Machado junto ao deputado estadual Bruno Covas

Publicado em: 25 de março de 2010

Entidade obteve condição graças ao trabalho do vereador Lucas Machado junto ao deputado estadual Bruno Covas


Desde o último dia 10 de março a Associação dos Renais Crônicos e Transplantados da Alta Paulista (ARTAP) detém o título de Utilidade Pública Estadual, através da Lei nº 13.968, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado. A lei já foi sancionada pelo governador José Serra.

A conquista, que dá à entidade o direito de buscar recursos estaduais, foi obtida graças ao trabalho do vereador Lucas Machado (PSDB) junto ao deputado estadual Bruno Covas, que apresentou em 13 de outubro do ano passado no Parlamento Paulista o Projeto de Lei 947/09, declarando a ARTAP como utilidade pública estadual.

“Essa é sem dúvida uma grande vitória para a Associação dos Renais Crônicos de Tupã, que desde sua fundação em abril de 1996 luta para dar condições de tratamento e mais qualidade de vida aos doentes renais e transplantados de nossa cidade e da região”, comemora o vereador, que aproveita para agradecer o apoio imprescindível do deputado Bruno Covas e parabenizar o trabalho sério da presidente da entidade, Lilamar Pereira Sandis Venchiarutti.

A entidade, que já detém o título de utilidade municipal, funciona em espaço cedido pela Santa Casa de Tupã, mas sua diretoria sonha em possuir local próprio. Para isto, Lucas Machado solicitou à ARTAP relação de reivindicações, entre as quais a sede própria, para levar ao deputado Bruno Covas, cujo apoio tem sido fundamental em diversas conquistas do município.

Fundada em 1996 pela paciente e primeira presidente Elisabete Vieira Lopes com a nobre função de promover o bem estar dos pacientes, atualmente a entidade atende em sua sede na Santa Casa cerca de 120 pacientes, entre renais crônicos e transplantados da cidade e região, local onde também é realizada a hemodiálise. 

Como a maioria dos pacientes assistidos pela ARTAP são pessoas carentes, a entidade fornece cestas básicas, medicamentos, orientação psicológica, assistencial e jurídica, além de encaminhar pacientes para exames médicos, transplantes e outros atendimentos.

Na justificativa do projeto que originou a lei aprovada pela Assembleia, deputado Bruno Covas afirma que a ARTAP tem “a importante missão de trabalhar em prol da qualidade de vida dos pacientes renais crônicos e transplantados, pela dignidade humana e da promoção da auto-estima e da melhoria das condições de vida socioeconômica, psicológica e da saúde dos pacientes e seus familiares”.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!