Ribeirão visita campus da Fatec em Pompéia
Vereador foi convidado a conhecer curso de Mecanização em Agricultura de Precisão que funciona na Fundação Nishimura
Publicado em: 11 de janeiro de 2011
No ano passado, convênio entre a Fundação Shunji Nishimura, mantida pelo Grupo Jacto, o Centro Paula Souza e a Prefeitura de Pompéia, possibilitou abertura de uma unidade da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Marília naquela cidade.
O campus funciona na Fundação Nishimura, que também mantém há 27 anos o Colégio Técnico Agrícola. A tradição na formação de jovens para atuação no mercado agrícola permitiu a implantação do curso superior de Mecanização em Agricultura de Precisão.
Com duração de três anos, o curso, que vai iniciar a terceira turma, é gratuito e oferece 80 vagas, sendo 40 no período diurno e outras 40 à noite. Segundo o coordenador do curso, Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni, o vestibular é bem acirrado, em média seis por uma vaga no período noturno, e reúne alunos da região e de mais sete estados.
“Esse é um curso inovador, que vai ao encontro do avanço tecnológico que está ocorrendo na agricultura, principalmente no ramo de máquinas, equipamentos e suplementos”, explica.
O tecnólogo em mecanização agrícola de precisão é o profissional de nível superior que se responsabiliza pelo uso adequado de máquinas e implementos agrícolas, com o objetivo de obter altas produtividades agropecuárias e baixos custos em ambiente de agricultura de precisão.
O mercado de trabalho para esse profissional é bastante amplo e está em plena expansão, garante Otoboni. “Ele pode atuar em empresas ligadas aos segmentos do agronegócio e que utilizam máquinas, implementos, insumos, equipamentos de informática e serviços para a produção agropecuária. Especificamente na nossa região, essa tecnologia já vem sendo empregada nas culturas de cana-de-açúcar e café”.
Otoboni afirma que empresas como a própria Jacto não veem a hora desse profissional chegar ao mercado. “Existe uma demanda muito grande por esse profissional, já que as grandes empresas e as grandes lavouras carecem de mão-de-obra especializada para operar essa tecnologia”.
Convidado pela direção da Fundação Shunji Nishimura para conhecer o curso de Mecanização em Agricultura de Precisão do campus da Fatec, o vereador Ribeirão (PP) ficou impressionado com a estrutura criada para a faculdade e elogiou o empreendedorismo do Grupo Jacto.
“A instalação da Fatec em Pompéia se deve à iniciativa da Fundação Nishimura, que é um exemplo para todo o Brasil. Uma fundação que se preocupa com a qualificação profissional e que une o que o país tem de melhor, sua terra, com a preparação da mão-de-obra para conduzir uma agricultura sustentável e competitiva”, observa.
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email