Presidente do Incra, tupãense Celso Lisboa se emociona ao receber moção entregue pelo Presidente da

O novo presidente do Incra, o engenheiro agrônomo tupãense Celso Lisboa de Lacerda, se emocionou ao receber moção entregue pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Luis Carlos Sanches.

Publicado em: 28 de abril de 2011

O novo presidente do Incra, que é o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, engenheiro agrônomo tupãense Celso Lisboa de Lacerda, se emocionou na última semana ao receber em seu gabinete, em Brasília, moção entregue pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Luis Carlos Sanches, parabenizando-o pela conquista de tão alto posto no escalão do Ministério do Desenvolvimento Agrário e por levar e divulgar o nome de Tupã de forma tão positiva.
            A entrega da moção foi feita durante audiência do presidente do Incra com o presidente da Câmara dos Vereadores de Tupã, que esteve em Brasília para uma série de compromissos e audiências e incluiu na agenda a audiência com o presidente do Incra. “Nós estamos aqui representando não somente os 10 vereadores que de forma unânime aprovaram a moção, mas os 64 mil habitantes da cidade em que o senhor nasceu e conhece tão bem, inclusive tendo seus pais residindo em Tupã. Receba esta moção como um abraço do povo de Tupã e pelo orgulho que o senhor trouxe aos nossos munícipes”, disse Luis Carlos.
            O presidente do Incra se emocionou ao receber a homenagem e ao relatar sua infância e juventude em Tupã, onde viveu até os vinte anos. “Foram anos maravilhosos, fiz grandes amigos e me lembro quando morava próximo ao antigo Clube Marajoara, brincava e soltava pipa naquelas ruas e me divertia muito. Estudei no colégio Jaaquim Abarca e tenho Tupã como responsável pelo início da minha vida, que hoje é motivo desta homenagem feita pelos vereadores. Só tenho a agradecer”.
            Alem de contar com os pais residindo em Tupã, Celso Lacerda tem também seu tio, o ex vereador e presidente da Câmara, Nelson Teixeira de Lacerda, um vereador atuante e combativo e que faz parte da história política da Câmara dos Vereadores de Tupã.

HISTÓRIA

De perfil técnico, Celso Lisboa de Lacerda tem 48 anos e tomou posse no último dia 29 de março. É casado e pais de dois filhos. Formou-se em agronomia e matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), em 1987, e fez especialização em economia agroindustrial. Durante 23 anos, atuou em cooperativas e prestou assessoria técnica em assentamentos da reforma agrária no interior paranaense. Foi secretário municipal de agricultura de Ponta Grossa. Antes de chegar ao INCRA, passou 23 anos trabalhando com cooperativas de pequenos agricultores do Paraná.
Em 2003, Celso assumiu a Superintendência Regional do Incra no Paraná, ficando neste cargo até 2008, oportunidade em que assumiu a Diretoria de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do Incra, responsável por executar o programa de reforma agrária no país. Nesta antiga função, o tupãense foi o responsável nestes últimos anos pelas atividades de aquisição, desapropriação e incorporação ao patrimônio do Incra das terras necessárias à reforma agrária.
Com a chegada do tupãense a presidência do Incra, é esperada uma aceleração da reforma agrária, cujos resultados durante os oito anos do governo Lula foram muito criticados por movimentos sociais agrários. Ele terá que lidar com o clima de instabilidade criado pelos planos do governo de fazer mudanças na estrutura administrativa do INCRA.
Em sua justificativa para a moção, o presidente da Câmara, vereador Luis Carlos disse que “como se pode notar facilmente por seu currículo, o tupãense, possui uma vasta experiência administrativa no comando de importante função dentro desta conceituada autarquia federal, o que o habilitou, a partir de agora, a liderar uma missão de comando pleno, com responsabilidades ainda maiores e significativas, as quais se resumem numa série de ações políticas e administrativas objetivando lidar com o tema agrário no Brasil”.

ROGÉRIO SILVA – ASSESSORIA PARLAMENTAR

Publicado por: ROGÉRIO SILVA – ASSESSORIA PARLAMENTAR