Vereadora Lucília alerta para os perigos ocasionados pelo Bisfenol

Lucília Donadelli propõe ao prefeito e ao secretário municipal de Saúde a realização de uma programação para divulgar os perigos ocasionados pelo Bisfenol.

Publicado em: 07 de julho de 2011

Na última sessão da Câmara Municipal, os vereadores aprovaram a indicação da vereadora Maria Lucília Donadelli, que propõe ao prefeito e ao secretário municipal de Saúde a realização de uma programação para divulgar os perigos ocasionados pelo Bisfenol, componente do plástico utilizado na fabricação das mamadeiras, que provoca doenças como o câncer.
Além de se preocupar com a saúde das crianças, a vereadora Lucília Donadelli destaca que a indicação tem por objetivo a prevenção de várias doenças, pois o Bisfenol é um elemento químico presente na fabricação e no revestimento interno das latas de alimentos e bebidas, como se trata de uma molécula instável, o mesmo se desprende das embalagens e contamina os alimentos, é caracterizado como um desregulador endócrino e agem como o estrogênio, pesquisas realizadas associaram a doenças como câncer de ovário e próstata, diabetes, problemas cardíacos, puberdade precoce e infertilidade.
“Precisamos nos unir cada vez mais e realizarmos junto com a Secretaria de Saúde uma programação de palestras e informativos nas Unidades de Saúde quanto aos riscos na utilização das mamadeiras, envolvendo todos os profissionais da área em prol da saúde nas crianças de nosso município. Em cidades como Piracicaba e Campos do Jordão já se estudam Leis sobre o assunto, objetivando então a proibição e conscientização da população dos riscos a saúde”, observa Lucília.
            Durante a sessão, a vereadora utilizou a tribuna para pedir a aprovação da indicação. Lucília informou que o Bisfenol-A já foi banido da Dinamarca, Canadá e Costa Rica. Na França, o projeto de lei de proibição do produto já foi aprovado no Senado e aguarda a passagem para a próxima instância. “Nos Estados Unidos, vários estados e cidade já proíbem o uso químico em produtos infantis. Por aqui, a Anvisa continua liberando o uso de Bisfenol na fabricação de mamadeiras, copinhos, pratinhos e brinquedo”, comenta.
            A vereadora Lucília explicou que o Bisfenol-A é um produto químico usado na fabricação de plásticos. Nos últimos 10 anos, estudos com animais realizados em laboratório sugeriram que quantidades mesmo muito pequenas de Bisfenol-A podem ser prejudiciais para a saúde, afetando principalmente o desenvolvimento de bebês e crianças pequenas. Os perigos incluem alterações no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê (função da glândula tiróide e crescimento do cérebro); mudanças no comportamento e no desenvolvimento do intelecto (hiperatividade e agressividade). O bisfenol-A também foi associado à obesidade, problemas cardíacos, diabetes, câncer, puberdade precoce e tardia, abortos, infertilidade e anormalidades no fígado. Pesquisas já associaram o químico a problemas sexuais em homens, como a diminuição da qualidade e quantidade de esperma.
O Bisfenol-A pode ser transmitido para criança através do consumo de alimentos ou bebidas acondicionadas em plásticos, como mamadeiras, copinhos, pratinhos e talheres. É importante salientar que o aquecimento da mamadeira leva a um maior desprendimento do Bisfenol-A, no entanto, em mamadeiras de plástico a migração vai acontecer independente dela ser aquecida ou não. “Acredito que já está na hora de nos preocuparmos em proteger nossas crianças e nossa população quanto ao uso do Bisfenol”, alerta.

Assessor de Imprensa

Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de imprensa