Vereadores e comissão analisam texto do protocolo de intenções

O vereador Lucas Machado e a vereadora Lucília Donadelli voltaram a se reunir ontem com a comissão formada por representantes do comércio para discutir a substituição das sacolas plásticas em Tupã.

Publicado em: 20 de julho de 2011

O vereador Lucas Machado e a vereadora Maria Lucília Donadelli voltaram a se reunir ontem com a comissão formada por representantes do comércio para discutir a substituição das sacolas plásticas em Tupã. O encontro, que ocorreu na sede do Sindicato do Comércio e Varejista de Tupã (Sincomércio), voltou a discutir o protocolo de intenções.
No dia 14 deste mês, o assessor Felipe Gomes, representando o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, esteve em Tupã, onde se reuniu com os empresários para explicar o protocolo de intenções do governo estadual com a Associação Paulista de Supermercados (Apas). Durante o encontro, uma comissão foi formada para analisar a elaboração do protocolo de intenções visando à substituição das sacolas plásticas.
Na reunião de ontem, Lucas e Lucília apresentaram uma proposta de protocolo de intenções baseada no projeto adotado pelo governo estadual. Os membros da comissão receberam uma cópia e se comprometeu a analisar o texto da matéria.
Além do protocolo de intenções, os vereadores e a comissão discutiram a realização de políticas de conscientização. A substituição das sacolas plásticas precisa do apoio efetivo dos moradores. Por isso, uma reunião com representantes da sociedade (clubes de serviços, entidades e igrejas) ficou agendada para o dia 29 de julho.
A vereadora Maria Lucília Donadelli, por meio de indicação, propõe a substituição das sacolas plásticas por sacolas oxi-biodegradáveis ou retornáveis nos estabelecimentos comerciais em Tupã.

Protocolo

Em maio deste ano, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou um protocolo de intenções entre o governo e a Associação Paulista de Supermercados (Apas) para a realização de estudos e adoção de ações de substituição das sacolas à base de petróleo utilizadas nos supermercados do estado. A entidade apresentou um cronograma prevendo o fim da oferta das sacolinhas nos supermercados até 25 de janeiro de 2012.
Na reunião do dia 14 deste mês em Tupã, o assessor da Secretaria Estadual de Meio Ambiente disse que nas cidades onde a lei que proíbe o uso das sacolas plásticas foi aprovada, empresas de plásticos entraram com recurso e ganharam a causa. A proposta é que seja feito um pacto com os comerciantes para substituir as sacolas plásticas.

Assessor de Imprensa

Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de imprensa