“Ninha Fresneda” defende programa preventivo para evitar o uso do cerol

o vereador“Ninha Fresneda”, por meio de indicação, propõe a realização de palestras sobre o perigo do uso do cerol.

Publicado em: 20 de julho de 2011

As férias escolares de meio de ano deixaram os motociclistas em estado de atenção por causa do risco de acidentes provocados pelo cerol. Nesta época do ano, crianças e adolescentes aproveitam o tempo livre para soltar pipas. O perigo está no uso do cerol. Por isso, o vereador Augusto Fresnada Torres, “Ninha Fresneda”, por meio de indicação, propõe a realização de palestras sobre o tema nas escolas municipais e estaduais.
O parlamentar defende a inserção de palestras educacionais como medida sócio-educativa e preventiva para que alunos das redes municipais e estaduais aprendam sobre a gravidade criminal do uso de cerol ou de qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de papagaios ou pipas. O parlamentar espera que os estudantes recebam orientações sobre a Lei Estadual nº 12.192, de 6 de janeiro de 2006, que proíbe a utilização do referido produto.
“Ninha Fresneda” encaminhou ofícios ao prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, à secretária municipal de Educação, Carla Ortega Brandão, à dirigente regional de Ensino, Lucimeire Rodrigues Adorno, e ao capitão Fernando Marcos Bigeschi, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Tupã. “Essa propositura tem como objetivo focalizarmos sugestões e pleito às autoridades competentes para que ofereçam aos praticantes do entretenimento das pipas condições para que entendam e aprendam sobre a gravidade do uso de cerol(substância preparada com cola e vidro moído) e também quaisquer outras substâncias cortantes usadas nas linhas”, explica.
Mesmo após vários estados instituírem leis proibindo o uso de tais substancias em linhas de pipas, inclusive a proibição de menores de 18 anos comprarem vidro, “Ninha Fresneda” observa que são crescentes os casos de morte vistos em todo o país. “É necessário uma política educacional preventiva, através de palestras em nossas escolas, no âmbito das redes municipal e estadual e que os efeitos das mesmas possam alcançar o cumprimento da Lei Estadualnº 12.192, pois é notório que sem este trabalho, dos órgãos públicos responsáveis, certamente o problema com uso de tais substancias continuará crescendo”, destaca.
Logo no início das férias escolares de meio de ano, uma pessoa foi vítima do cerol em Tupã. Felizmente, a ela não sofreu ferimentos de maior gravidade. O fato ocorreu na semana em que o vereador “Ninha Fresneda” teve sua indicação aprovada pela Câmara Municipal.

Assessor de Imprensa

Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de imprensa